O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL

Autores

  • Michelle Silva Alves UPE_ESEF
  • Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão Escola Superior de Educação Física - UPE; IFPE/Vitoria
  • Lívia Tenorio Brasileiro Escola Superior de Educação Física - UPE
  • Marcelo Soares Tavares de Melo Melo Escola Superior de Educação Física - UPE
  • Flávio Roberto Carneiro de Medeiros Escola Superior de Educação Física - UPE

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.31025

Palavras-chave:

Dança, Escola, Professores, Educação Física.

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o ensino da dança como conteúdo na disciplina curricular Educação Física em Escolas estaduais da cidade do Recife. Trata-se de uma pesquisa de campo com base na hermenêutica-dialética, de caráter descritivo e qualitativo. Os resultados indicam que a maioria do(a)s professore(a)s vem ensinando a dança como conteúdo na referida disciplina, desta maneira se reconhece que a dança  vem aos poucos ocupando o seu lugar como conteúdo da Educação Física. Portanto, acredita-se, que é nessa perspectiva, sensibilizando e buscando o conhecimento através de formação continuada, que o(a)s professore(a)s  conseguirão superar as dificuldades e assim ajudarão os seus alunos a conquistarem uma formação reflexiva e autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Silva Alves, UPE_ESEF

Michelle da Silva Alves é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB na linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física (2014). Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco-ESEF/UPE (2012) e Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco-ESEF/UPE(2009). É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) do Laboratório de Estudos Pedagógicos da ESEF-UPE. Tem experiência na área de Educação, atuando com Educação Física Escolar na Educação Básica e também com ênfase em Educação Física escolar para alunos com necessidades educacionais especiais.http://lattes.cnpq.br/1005898537967222

Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão, Escola Superior de Educação Física - UPE; IFPE/Vitoria

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física-Universidade de Pernambuco (1996), mestrado em Biometria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) e doutorado em Nutrição na Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Vitória - PE e da Escola Superior de Educação Física - ESEF/UPE . Desenvolve pesquisas na área de Educação e Saúde, saúde na escola e estatística aplicada à Educação Física e Nutrição.

http://lattes.cnpq.br/7408055813732416

Lívia Tenorio Brasileiro, Escola Superior de Educação Física - UPE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001). Graduada em Licenciatura em Educação Física e Técnico em Desporto pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1992). Atualmente é professora da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - UPE, atuando na área de Educação Física. Temas de pesquisa: educação física escolar, dança e educação física, curriculo, prática pedagógica e produção do conhecimento. Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte - ETHNÓS. Professora colaborado do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB na linha Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física.

http://lattes.cnpq.br/2051780563718960

Marcelo Soares Tavares de Melo Melo, Escola Superior de Educação Física - UPE

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Educação Física Escolar (UGF); Especialista em Ciência e Técnica da Natação (UFG); Especialista em Educação Física Não Formal (UFPE) e Especialista em Administração Escolar (UPE). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do programa Associado de Pós-graduação (Mestrado) em Educação Física UPE/UFPB. Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF-UPE. Coordenador do Curso de especialização em Educação Física escolar da ESEF-UPE. Coordenador do grupo de pesquisa - ETHNÓS da ESEF-UPE e membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Tem experiência na área de Educação e de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Prática Pedagógica e Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, pesquisa escolar, avaliação interativa, inovações pedagógicas, currículo, prática curricular.

http://lattes.cnpq.br/1751806626448646

Flávio Roberto Carneiro de Medeiros, Escola Superior de Educação Física - UPE

Flávio Roberto Carneiro de Medeiros é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB (2013), Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (2012) e Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (2009). É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) do Laboratório de Estudos Pedagógicos da ESEF-UPE. Participa do Projeto de Formação Continuada dos Professores de Educação Física do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, atuando com Educação Física Escolar na Educação Básica e também com ênfase em Educação Física escolar para alunos com necessidades educacionais especiais.

http://lattes.cnpq.br/1743760776035242

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

ALVES, M. S.; FALCÃO, A. P. S. T.; BRASILEIRO, L. T.; MELO, M. S. T. de M.; MEDEIROS, F. R. C. de. O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i2.31025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31025. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais