EDUCAÇÃO FÍSICA, FUTEBOL E GÊNERO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DAS RELAÇÕES DE PODER

Autores

  • Hudson Fabricius Peres Nunes Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil
  • Thiago Farias da Fonseca Pimenta Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil
  • Juliana Cesana Centro Universitário da Fundação Educacional, Barretos, São Paulo, Brasil
  • Alexande Janotta Drigo Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.30968

Palavras-chave:

Relações de gênero, valores sociais, futebol

Resumo

EDUCAÇÃO FÍSICA, FUTEBOL E GÊNERO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DAS RELAÇÕES DE PODER

Resumo

Este estudo objetivou observar a configuração social e as relações de poder entre os gêneros a partir da experimentação e avaliação do futebol como proposta de ensino, nas turmas dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, embasadas no referencial teórico de Norbert Elias. Utilizou-se da pesquisa-ação e da técnica de análise de conteúdo como procedimentos metodológicos para analisar as informações. Os resultados revelaram que o desinteresse sobre o futebol está associado à falta de habilidade motora, aos aspectos históricos e culturais. Conclui-se que as reflexões de conceitos como configuração e relações de poder utilizadas na proposta de ensino, possibilitaram evidenciar alterações profícuas nas relações de gênero.

Palavras-Chave: Relações de gênero. Valores sociais. Futebol.

PHISYCAL EDUCATION, SOCCER AND GENDER: A TEACHING PROPOSAL FROM THE POWER RELATIONS

Abstract

This study aimed to observe the social configuration and power relations between genders from the experimentation and evaluation of soccer a proposal of teaching, in 4º and 5º grades of elementary school in Brazil, based on the theoretical framework of Norbet Elias. It was used action research and the technique of content analysis as methodological procedures for the analysis of information. Results revealed that the non interest about soccer is associated with the lack of motor skills and historical and cultural aspects. It was concluded that the reflexive use of concepts, such as configuration and power relations, related to the proposed learning enabled fruitful changes in the gender relations.

Keywords: Gender relations. Social values. Soccer.

EDUCACIÓN FÍSICA, FÚTBOL Y GÉNERO: UNA PROPUESTA DE ENSEÑANZA DE LAS RELACIONES DE PODER

Resumen

Este estudio pretende observar la configuración social y las relaciones de poder entre los géneros de la experimentación y evaluación del fútbol como una propuesta de enseñanza, en las clases de los 4º y 5º años de escuela primaria, basado en el marco teórico de Norbert Elias. Se utilizó la pesquisa-acción y la técnica de análisis de contenido como procedimientos metodológicos para analizar la información. Los resultados revelaron que la falta de interés por el fútbol se asocia con la falta de habilidades motoras, aspectos históricos y culturales. Se concluye que las reflexiones de conceptos tales como la configuración y las relaciones de poder en la propuesta de enseñanza, ha permitido demostrar cambios positivos en las relaciones de género.

Palabras-claves: Relaciones de género. Valores sociales. Fútbol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hudson Fabricius Peres Nunes, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Prof. Mestrando. Hudson Fabricius Peres Nunes

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física - Unesp/Presidente Prudente - 2006

Especialista em Educação Física Escolar - ESEF/Jundiaí - 2011

Mestrando em Ciências da Motricidade Humana - Unesp/Rio Claro - 2013

Prof. de Educação Física do ensino fundamental II do município de São Paulo

Thiago Farias da Fonseca Pimenta, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Licenciatura Plena em Educação Física – UNESP – Bauru – 2003

Especialização em Esporte Escolar – UNB – 2007

Graduado em Pedagogia – UNINOVE – 2008

Mestrado em Sociologia – UFRP – 2007

Doutorando em Ciências da Motricidade – UNESP – Rio Claro – 2012

Professor das Faculdades Integradas do Brasil e da Universidade Positivo

Juliana Cesana, Centro Universitário da Fundação Educacional, Barretos, São Paulo, Brasil

Licenciatura em Educação Física – UNESP – Rio Claro – 2001

Mestre em Ciências da Motricidade – UNESP – Rio Claro – 2005

Doutora em Educação Física – UNICAMP – Campinas – 2011

Professora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Alexande Janotta Drigo, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Bacharel em Ciências Biológicas – UNESP – Rio Claro – 1994

Bacharel em Educação Física – UNESP – Rio Claro – 1998

Mestre em Ciências da Motricidade – UNESP – Rio Claro – 2002

Doutor em Ciências do Esporte – UNICAMP – Campinas – 2007

Pós-doutorando do Depto. de Educação/NEPEF – UNESP – Rio Claro - 2013

Prof. e Orientador Pleno do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade – UNESP – Rio Claro e Membro do Conselho de Pós-graduação do PPG em Ciências da Motricidade – UNESP – Rio Claro

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

NUNES, H. F. P.; PIMENTA, T. F. da F.; CESANA, J.; DRIGO, A. J. EDUCAÇÃO FÍSICA, FUTEBOL E GÊNERO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DAS RELAÇÕES DE PODER. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i4.30968. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30968. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios