PERFORMANCES CULTURAIS E MÍDIA: UMA PROPOSTA ANALÍTICA PARA OS JOGOS OLÍMPICOS
Palavras-chave:
Comunicação. Esporte. Jogos Olímpicos. Estudos Culturais.Resumo
O objetivo deste ensaio é propor uma abordagem analítica para a relação mídia e Jogos Olímpicos a partir da perspectiva dos Estudos Culturais. Nesse sentido, aborda-se o modelo analítico de Stuart Hall e a teoria da recepção no tratar da mídia e seus conteúdos em articulação com o conceito de performances culturais de Victor Turner apropriados pelo historiador e antropólogo John MacAloon para a análise dos Jogos Olímpicos (JO). Para compreender a relação JO e mídia é preciso situar a narrativa midiática no todo complexo que envolve a sua produção, circulação e consumo no processo comunicativo, bem como situar o próprio fenômeno olímpico em suas particularidades como performance cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).