PERFORMANCES CULTURAIS E MÍDIA: UMA PROPOSTA ANALÍTICA PARA OS JOGOS OLÍMPICOS

Autores

  • Doiara Silva dos Santos University of Western Ontario Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Otávio Tavares Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Comunicação. Esporte. Jogos Olímpicos. Estudos Culturais.

Resumo

O objetivo deste ensaio é propor uma abordagem analítica para a relação mídia e Jogos Olímpicos a partir da perspectiva dos Estudos Culturais. Nesse sentido, aborda-se o modelo analítico de Stuart Hall e a teoria da recepção no tratar da mídia e seus conteúdos em articulação com o conceito de performances culturais de Victor Turner apropriados pelo historiador e antropólogo John MacAloon para a análise dos Jogos Olímpicos (JO). Para compreender a relação JO e mídia é preciso situar a narrativa midiática no todo complexo que envolve a sua produção, circulação e consumo no processo comunicativo, bem como situar o próprio fenômeno olímpico em suas particularidades como performance cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doiara Silva dos Santos, University of Western Ontario Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Ilhéus-BA (2007.2).Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2011.1). É doutoranda em Educação Física - University of Western Ontario, London, Canadá (2012-2015). Foi bolsista pelo governo canadense no programa Emerging Leaders of America (ELAP) Janeiro-Abril (2010). Foi selecionada e participou do XVIII Seminário Internacional de Pós-graduação em Estudos Olímpicos na Academia Olímpica Internacional, em Atenas e Olímpia, Grécia (2011.2). Foi professora Substituta da Universidade Federal do Espírito Santo (2011.1). Foi Professora Auxiliar (efetiva) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2013.2 e 2014.1. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus de Governador Valadares, Minas Gerais. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Representação Social e Mídia (GERSOM), UESC/BA. Membro do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (ARETE) - UFES. Temas de interesse: História da Educação Física e do Esporte, identidade, comunicação, mídia, sociologia do esporte, Estudos Olímpicos, Metodologias de Pesquisa em Mídia, megaeventos esportivos e Jogos Olímpicos. (Texto informado pelo autor)


Otávio Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), pós-graduação em Olympic Studies pela International Olympic Academy - Grécia (1997), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Educação Física pela Universidade Gama Filho. É Professor Associado do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenador do PPGEF/UFES (mestrado e doutorado), Tutor do Grupo PET/EF entre 2002 e 2011 e Líder do ARETE - Centro de Estudos Olímpicos. Tem experiência na área de Educação Física, concentrando seus estudos e pesquisas nos seguintes temas: estudos sócio-antropológicos das práticas corporais, estudos olímpicos e educação física escolar.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

DOS SANTOS, D. S.; TAVARES, O. PERFORMANCES CULTURAIS E MÍDIA: UMA PROPOSTA ANALÍTICA PARA OS JOGOS OLÍMPICOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30942. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Ensaios