FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?

Autores

  • Lívia Tenorio Brasileiro Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco.
  • Adriana de Faria Gehres Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.30306

Palavras-chave:

Dança. Frevo. Tradição. Ensino.

Resumo

Este ensaio discute o processo de ensino da dança do frevo/passo, apontando para novas possibilidades a partir dos estudos de Marques (1999; 2003; 2012) e Gehres (2008). Entendemos ser necessário salientar que nos referimos a essa dança nos dias atuais e não como um objeto arqueológico que deva ser resgatado intacto. No frevo/passo duas ações de esforço são analisadas: socar e cortar (Laban, 1979; 1988), reconhecendo que esta é predominantemente uma dança de combate, embate e de afirmação de uma alegria expansiva e tensa. Assim, ensinar/aprender o frevo/passo significa negociar identidades, tradições, culturas que vão para além da reprodução das usuais sequências de passos, numa dança tradicional urbana que traveste de alegria as lutas, os conflitos e as desigualdades cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Tenorio Brasileiro, Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001). Graduada em Licenciatura em Educação Física e Técnico em Desporto pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1992). Atualmente é professora da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - UPE, atuando na área de Educação Física. Temas de pesquisa: educação física escolar, dança e educação física, curriculo, prática pedagógica e produção do conhecimento. Coordenadora do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte - ETHNÓS. Professora colaborado do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB na linha Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física.

Adriana de Faria Gehres, Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco.

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), graduação em Licenciatura em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Curso de Doutouramento em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa (2001). Atualmente é professor auxiliar convidado do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares e professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, educação, educação especial, dança popular e corpo.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

BRASILEIRO, L. T.; GEHRES, A. de F. FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i4.30306. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30306. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios