REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM NARRATIVAS

Autores

  • ALEXANDRE SCHERER Centro Universitário Metodista - IPA
  • DENISE GROSSO DA FONSECA Escola de Educação Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • RONALDO ROBINSON MARTINEZ Escola Estadual de Ensino Fundametal Venezuela

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.29630

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Narrativas, Diálogo.

Resumo

O presente artigo resultou da proposta de um Grupo de Estudos, de realização de um exercício com narrativas envolvendo professores pesquisadores do grupo e seus interlocutores, professores de escolas. Teve como objetivo compreender as implicações das pesquisas realizadas nas instituições de ensino investigadas. A metodologia utilizada foi a narrativa oral e escrita, envolvendo três professores, dois pesquisadores do grupo e um professor de Educação Física de uma escola estadual. O estudo evidenciou que a pesquisa desenvolvida promoveu mudanças na trajetória dos professores, na organização administrativa, estrutura física e material da escola, bem como em aspectos didático-pedagógicos do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALEXANDRE SCHERER, Centro Universitário Metodista - IPA

Possuo graduação em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre (1982, Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente sou professor dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado do Centro Universitário Metodista IPA. Sou pesquisador do Grupo de Estudos em Educação e Inclusao, mais especificamente da Linha de Pesquisa Formação em Educação e Saúde (LIPEFES) ligado ao Centro Universitário Metodista - IPA. Também sou pesquisador convidado no Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE).

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C959822

DENISE GROSSO DA FONSECA, Escola de Educação Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possuo Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (1974), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2008). Sou professora aposentada da rede pública Estadual de Ensino do RS e fui professora do Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista, IPA, de 1985 a 2011. Atualmente sou professora do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física da ESEF, UFRGS. Sou pesquisadora do Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física- GEDAEF e também faço parte do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) - UFRGS.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798653U5

RONALDO ROBINSON MARTINEZ, Escola Estadual de Ensino Fundametal Venezuela

Possuo graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Sou professor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Venezuela em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Sou colaborador da Linha de Pesquisa Formação em Educação e Saúde (LIPEFES) do Centro Universitário Metodista - IPA.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

SCHERER, A.; FONSECA, D. G. D.; MARTINEZ, R. R. REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM NARRATIVAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i2.29630. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29630. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais