AGRESSIVIDADE, VIOLÊNCIA E BUDÖ: TEMAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM GOIÂNIA

Autores

  • Viviane Lopes Freitas Ueno UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Marcel Farias de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.29540

Palavras-chave:

agressividade, violência, luta, bud?, escola.

Resumo

RESUMO: O objetivo deste trabalho é apresentar as percepções de estudantes de uma escola estadual de Goiânia, sobre a relação agressividade e lutas/caminho-via marcial tematizadas nas aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação sistemática e participante, avaliações aplicadas no decorrer do bimestre e relato oral. Para a análise do material coletado estabelecemos os seguintes eixos: compreensão dos alunos sobre as lutas; relação entre gênero e lutas; compreensão sobre a violência e agressividade. Conclui-se que há uma distorção na representação das lutas e uma associação com a temática violência, evidenciando a necessidade do trato pedagógico na escola pela disciplina Educação Física sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Lopes Freitas Ueno, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

É graduada em Educação Fisica Licenciatura Plena Pela Universidade Federal do Estado de Goiás com especialização (lato sensu) na área escolar realizada na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás. Atualmente é professora na Secretária Estadual de Educação do Estado de Goiás. Foi professora 2 anos no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação, CEPAE-UFG. Tem experiência na área de Educação Física desportiva, com ênfase na Educação Física Escolar.

Marcel Farias de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (2005) com especialização (lato sensu) na área escolar realizada nesta mesma instituição. É mestre em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor na Faculdade de Educação Física (FEF) da mesma universidade no curso de licenciatura e bacharelado em educação física. Foi professor no curso de educação física parcelado (Convênio VII) oferecido pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO/UEG) e no curso de licenciatura em educação física na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Foi professor efetivo de educação física na Rede Municipal de Educação da cidade de Goiânia (Escola Municipal Maria Genoveva). Participa do Centro de Pesquisa em Cultura Japonesa do Estado de Goiás (CPCJ-GO), que é uma parceria com o Centro de Estudos Orientais (CEO) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na área de educação física, com ênfase em educação física escolar, sociologia e pedagogia do esporte, estudos culturais sobre as práticas corporais orientais

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

UENO, V. L. F.; DE SOUSA, M. F. AGRESSIVIDADE, VIOLÊNCIA E BUDÖ: TEMAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM GOIÂNIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i4.29540. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29540. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais