FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Rosana Dias Fraga Prefeitura Municipal de Vitória
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.25036

Resumo

Busca compreender de que maneira os professores de educação física se constituem docentes no espaço escolar, em meio a diferentes sentidos e singularidades, considerando a escola como lócus privilegiado em que a docência se instaura. Foi protagonizado por 12 professores que atuam no Ensino Fundamental. Utiliza três instrumentos na coleta de informações: o questionário, o memorial, a entrevista narrativa. Em meio às recorrências e às singularidades das narrativas, visualiza temáticas de análise: a) construção da identidade profissional; b) formação e a aprendizagem da docência; c) momento de prática em que docência se constrói; d) permanência e continuidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Dias Fraga, Prefeitura Municipal de Vitória

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Efetiva da Prefeitura Municipal de Vitória. Membro pesquisadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Físca. Centro de Educação Física e Desportos.

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Membro pesquisadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Físca.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

FRAGA, R. D.; FIGUEIREDO, Z. C. C. FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i2.25036. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25036. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais