BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Edison Martins Miron Academia da Força Aérea
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.23907

Palavras-chave:

Deficiência Física, Acessibilidade, Educação Física, Barreiras Físicas

Resumo

O conceito “inclusão” tem sido amplamente discutido, mas para que se torne realidade necessita que toda a sociedade se adapte. O objetivo deste estudo foi descrever a situação das barreiras físicas existentes em escolas de um município do Estado de São Paulo, com relação ao ambiente pedagógico destinado às aulas de Educação Física (EF). Foram observados ambientes de 29 escolas. A coleta de dados se deu através de um protocolo de observação. Os resultados demonstraram que apenas 13% das escolas permitem que a pessoa com deficiência física (PDF) se locomova em seu interior sem auxílio, sendo apenas três, às que possuem rotas alternativas de acesso, e ainda, 90% delas não possuem condições físicas mínimas para oferecer à PDF um convívio adequação no contexto das aulas de EF.

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Biografia do Autor

Edison Martins Miron, Academia da Força Aérea

Prof. Dr. Edison Martins Miron - Academia da Força Aérea - AFA, Seção de Educação Física - SEF/AFA.

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Profa. Dra. Maria da Piedade Resende da Costa - Programa de Pós-Graduação Em Educação Especial - PPGEES

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

MIRON, E. M.; COSTA, M. da P. R. da. BARREIRAS FÍSICAS E O ACESSO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.23907. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23907. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais