AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Universidade São Judas Tadeu
  • Daniel Bocchini Universidade São Judas Tadeu
  • Alessandra Barreto Universidade São Judas Tadeu
  • Graciele Massoli Rodrigues Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.23825

Palavras-chave:

Dimensões do Conteúdo, Educação Física Escolar, Prática Pedagógica

Resumo

Sabe-se que a discussão sobre o trato com as questões conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física Escolar começou a partir da divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e atualmente percorre o campo acadêmico no intuito de evidenciar a necessidade de se trabalhar numa vertente humanista que ultrapasse o saber procedimental. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi analisar a literatura que aborda as dimensões atitudinais e conceituais dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados sete periódicos que realizam discussões de Educação Física Escolar em suas edições eletrônicas entre os anos de 1997 e 2011. Foram utilizados nove artigos. Identificamos que os professores observados nos estudos desenvolvem inúmeros conteúdos atitudinais e conceituais em suas aulas, apesar de encontrarem diversas  dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Universidade São Judas Tadeu

Doutorando do programa Stricto-Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (USJT) e docente da rede municipal de ensino de São Paulo.

Daniel Bocchini, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e docente da rede municipal de ensino de São Paulo.

Alessandra Barreto, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do Projeto Sênior para a Vida Ativa na USJT.

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas Tadeu

Professora Doutora em Educação Física, docente da Universidade São Judas Tadeu e Escola Superior de Educação Física – ESEF de Jundiaí.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

MALDONADO, D. T.; BOCCHINI, D.; BARRETO, A.; RODRIGUES, G. M. AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.23825. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23825. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão