INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO FÍSICA: A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE HORTOLÂNDIA-SP

Autores

  • Josiane Filus Freitas Faculdade Adventista de Hortolândia-SP
  • Paulo Ferreira Araújo Faculdade de Educação Física/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.23732

Palavras-chave:

Crianças com deficiência. Educação Física. Organização municipal.

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar a participação dos professores de Educação Física na inclusão escolar de crianças com deficiência do município de Hortolândia-SP. Por meio da análise de conteúdo realizada a partir dos questionários aplicados, pudemos perceber que o grupo formado por 13 professores não participa no processo de identificação e encaminhamento de crianças para avaliação, não recebem informações sobre o aluno com deficiência, e realizam adaptações das atividades de aula. Concluímos que o município de Hortolândia necessita promover uma aproximação dos professores de EF com o processo de inclusão escolar, por meio de cursos de sensibilização e formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Filus Freitas, Faculdade Adventista de Hortolândia-SP

Licenciada em Educação Física (UEM/PR), Mestre em Educação (UEM/PR), Doutora em Educação Física (UNICAMP), Professora da Faculdade Adventista de Hortolândia nos cursos de Educação Física e Pedagogia.

CV:http://lattes.cnpq.br/5144788653014954

Paulo Ferreira Araújo, Faculdade de Educação Física/UNICAMP

Licenciatura plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), Mestrado em Administração Escolar pela Faculdade de Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) é Livre Docente mediante concurso público e apresentação de tese pela Universidade Estadual de Campinas (2007). É Professor Associado (MS-5) da Universidade Estadual de Campinas e Professor Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

FREITAS, J. F.; ARAÚJO, P. F. INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO FÍSICA: A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE HORTOLÂNDIA-SP. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.23732. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23732. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais