PREVALÊNCIA DE INSATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES EM JOVENS ATLETAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.19603Palavras-chave:
Transtornos Alimentares, Imagem Corporal, AtletasResumo
O objetivo do estudo foi comparar a prevalência de insatisfação corporal (IC) e comportamento alimentar inadequado (CAI) em jovens atletas. Participaram 580 atletas de ambos os sexos. Avaliou-se IC pelo Body Shape Questionnaire. Examinou-se o CAI pelo Eating Attitudes Test. Utilizou-se o qui-quadrado para comparar as prevalências entre sexos e esportes. Os resultados evidenciaram que Basquetebol e Judô foram modalidades que apresentaram mais atletas masculinos com IC (p<0,05). Nas meninas, estas diferenças foram significativas entre alguns esportes (p<0,05). Ademais, os meninos que praticavam futebol, basquete e tae-kwon-do demonstraram maior prevalência de CAI (p<0,05). Concluiu-se que existem diferenças de prevalência de IC e CAI entre os esportes segundo sexo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).