GENNEP, A. V. Os ritos de passagem. 2. ed., Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2011.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.19501Palavras-chave:
Ritos de passagem, Liminaridade, Antropologia, Educação Física.Resumo
A presente resenha se refere ao livro “Os ritos de passagem” de Arnold Van Gennep. O autor tornou objeto de estudo, de forma pioneira, a existência de aspectos constitutivos do momento de transição do indivíduo a uma mudança no seu estatuto social. Discute-se a importância das análises acerca de cerimônias, ritos, espetáculos, que se caracterizam por eventos fundamentais no processo de pertencimento a determinado grupo social. A noção de identidade coletiva pode ser traduzida pelo (não) reconhecimento do indivíduo perante aos outros. O texto estimula a pensar em aspectos socioculturais que permeiam o âmbito acadêmico da área de Educação FísicaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).