O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ana Beatriz Rizzotti Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19222

Palavras-chave:

Ensino da educação física, competência profissional, metodologia de ensino, envolvimento na aprendizagem

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar estratégias utilizadas por um professor de Educação Física para envolver seus alunos na aprendizagem. Realizamos um estudo de caso com uma professora de Educação Física, sendo utilizados diferentes instrumentos para coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. A professora tem como objetivo o envolvimento dos alunos na aprendizagem e, para atingir esse objetivo, utiliza diferentes metodologias, como a ênfase na aprendizagem significante, a utilização de instrumentos para auto-avaliação, as atividades que estimulem o autoconhecimento, a utilização de registro coletivo, a aplicação de ficha de avaliação, o uso de atividades diversificadas e o frequente incentivo para a participação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Rizzotti Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Licenciada em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

http://lattes.cnpq.br/2704640091610257

Elisabete dos Santos Freire, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu

Possui Licenciatura (1990) e Mestrado (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutorado (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora no Curso de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou também por 10 anos com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica e tem como principal área de pesquisa a construção do currículo da Educação Física. Nos últimos anos tem se dedicado a investigar a presença de conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física e as relações entre mídia, educação física e esporte.

Link currículo lattes:http://lattes.cnpq.br/4679908602456886

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

MARTINS, A. B. R.; FREIRE, E. dos S. O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.19222. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19222. Acesso em: 24 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais