EFEITOS DE UMA ATIVIDADE DE DANÇA DENTRO DA ESCOLA NOS ESTADOS DE ÂNIMO DE ALUNOS

Autores

  • Ana Clara de Souza Paiva Universidade Estadual Paulista
  • Elba Cândido da Silva de Freitas
  • Flávia Rodrigues de Oliveira
  • Silvia Deutsch

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.19220

Palavras-chave:

Dança, Estados de Ânimo, Educação Física Escolar.

Resumo

RESUMO. A história da dança acompanha a da humanidade, sendo considerada como uma das mais antigas das artes. A abrangência de sua atuação está voltada para as várias dimensões do ser humano como a física, emocional, social e espiritual. Em função de sua riqueza de atuação ela pode estar incorporada como conteúdo nas aulas de educação física escolar. Uma das maneiras de verificar o impacto emocional de uma atividade motora, no caso a dança, é através do estudo dos estados de ânimo. Este trabalho delimitou-se ao campo de interferência psicológica da dança buscando verificar os efeitos de sua prática nos estados de ânimo de alunos do ensino fundamental.  Participaram do estudo 34 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de uma cidade do interior de São Paulo.  Foi utilizada a Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI, Volp, 2000), aplicada antes e após três situações: a situação 1 no inicio do processo de aprendizagem da coreografia, a situação 2 no último ensaio e a situação 3 no dia da apresentação. Para analisar as alterações dos estados de ânimo foi utilizada a prova binomial com os dados das três situações observadas, pré e pós cada situação experimental adotando grau de significância (p? 0,05). Após a análise dos dados, encontramos diferença significativa apenas no adjetivo “feliz” da situação 1 (p= 0.009, p= 0.002) e  2 (p=0.000, p=0.031). Na situação 3 nenhum adjetivo apresentou diferença significativa. Podemos concluir que: sentir-se mais feliz foi o que predominou nas duas primeiras situações onde o processo ensino-aprendizagem se evidenciou trazendo para os participantes uma situação de aula, controlada, porém diferente de seu dia-a-dia. Já no terceiro momento, apesar da situação ser também inovadora, o fato de ser uma apresentação pode ter contribuído para que a alegria não apresentasse um resultado significativo. O presente estudo conclui que houve alterações nos estados de ânimo dos alunos.

 

Palavras-chave: Dança, Estados de Ânimo, Educação Física Escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara de Souza Paiva, Universidade Estadual Paulista

Efeitos de uma atividade de dança dentro da escola nos estados de ânimo de alunos.

 

Effects of dance activity in the mood states in  students.

Efectos de una actividad de danza en los estados de ánimo de alumnos.

 

 

RESUMO. A história da dança acompanha a da humanidade, sendo considerada como uma das mais antigas das artes. A abrangência de sua atuação está voltada para as várias dimensões do ser humano como a física, emocional, social e espiritual. Em função de sua riqueza de atuação ela pode estar incorporada como conteúdo nas aulas de educação física escolar. Uma das maneiras de verificar o impacto emocional de uma atividade motora, no caso a dança, é através do estudo dos estados de ânimo. Este trabalho delimitou-se ao campo de interferência psicológica da dança buscando verificar os efeitos de sua prática nos estados de ânimo de alunos do ensino fundamental.  Participaram do estudo 34 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de uma cidade do interior de São Paulo.  Foi utilizada a Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI, Volp, 2000), aplicada antes e após três situações: a situação 1 no inicio do processo de aprendizagem da coreografia, a situação 2 no último ensaio e a situação 3 no dia da apresentação. Para analisar as alterações dos estados de ânimo foi utilizada a prova binomial com os dados das três situações observadas, pré e pós cada situação experimental adotando grau de significância (p? 0,05). Após a análise dos dados, encontramos diferença significativa apenas no adjetivo “feliz” da situação 1 (p= 0.009, p= 0.002) e  2 (p=0.000, p=0.031). Na situação 3 nenhum adjetivo apresentou diferença significativa. Podemos concluir que: sentir-se mais feliz foi o que predominou nas duas primeiras situações onde o processo ensino-aprendizagem se evidenciou trazendo para os participantes uma situação de aula, controlada, porém diferente de seu dia-a-dia. Já no terceiro momento, apesar da situação ser também inovadora, o fato de ser uma apresentação pode ter contribuído para que a alegria não apresentasse um resultado significativo. O presente estudo conclui que houve alterações nos estados de ânimo dos alunos.

 

Palavras-chave: Dança, Estados de Ânimo, Educação Física Escolar.

 

 

ABSTRACT. The story follows the dance of mankind, considered as one of the oldest arts. The scope of its work is focused on the various dimensions of human being as the physical, emotional, social and spiritual. Due to its wealth of expertise it can be incorporated as content in school physical education classes. One way to check the emotional impact of a motor activity, where the dance is through the study of moods. This study was delimited to the field of psychological interference dance trying to verify the effects of practice on the mood of elementary school students. There were 34 participants of the public school of the interior of São Paulo. We used a list of Mood States and Reduced Illustrated (LEA-RI, Volp, 2000), applied before and after three situations: the situation at the beginning of a process of learning the choreography, the situation in the last 2 test and in situation 3 day of presentation. To analyze the changes of moods binomial test was used with the data of the three situations observed before and after each experimental situation by adopting a significance level (p ? 0.05). After analyzing the data, we found a significant difference only in the adjective "happy" situation 1 (p = 0.009, p = 0.002) and 2 (p = 0.000, p = 0.031). In situation 3 no adjective significant difference. We can conclude that: feeling happier was what prevailed in the first two situations where the teaching-learning process was evident for participants bringing a classroom situation, controlled, but different from day to day. In the third period, although the situation is also innovative, the fact that a presentation may have contributed to the joy did not present a significant result. This study concluded that there were changes in the moods of students.

Keywords: Dance, Mood States, Physical Education.



RESUMEN. La historia de la danza sigue a la de la humanidad, considerada como una de las artes más antiguas. El alcance de su trabajo se centra en las diversas dimensiones del ser humano como la espiritual, física, emocional y social. Debido a su riqueza en la actuación, este tipo de actividad puede ser incorporada como contenido en las clases de educación física escolar. Una de las maneras de comprobar el impacto emocional de una actividad motriz, en este caso la danza, es a través del estudio de los estados de ánimo. Este estudio ha sido delimitado al ámbito de la interferencia psicológica, con el objetivo de verificar los efectos de la práctica en el estado de ánimo de la enseñanza fundamental. Participaron del estudio 34 alumnos de la “Escola Municipal de Ensino Fundamental” de una ciudad hacia el interior de São Paulo. Se utilizó de la “Lista de los Estados de Ánimo Reducida e Ilustrada” (LEA-RI, Volp, 2000), siendo esta aplicada antes y después de tres situaciones: 1) al inicio de un proceso de aprendizaje de la coreografía, 2) al último día de ensayo y, 3) al día de la presentación. Para el análisis de los cambios de estados de ánimo fue utilizada la prueba binomial con los datos de las tres situaciones observadas antes y después de cada situación experimental, adoptando nivel de significación  de p ? 0,05. Tras analizar los datos, se encontró diferencia significativa solamente para el adjetivo "feliz" en la situación 1 (p = 0,009, p = 0,002) y 2 (p = 0,000, p = 0,031). En la situación 3, no hubo diferencia significativa para los adjetivos. Se puede concluir que: sentirse más feliz fue lo que prevaleció en las dos primeras situaciones, cuyo proceso de enseñanza-aprendizaje estuvo evidente para los participantes, aproximando los mismos a una situación de clase, controlada, pero a la vez diferente de su diario vivir. En el tercer momento, aunque la situación también sea innovadora, el hecho de ser una presentación puede haber contribuido para que la alegría no presentase un resultado significativo. Este estudio concluye que no hubo alteraciones en los estados de ánimo de los alumnos.

Palabras clave: danza, estados de ánimo, Educación Física.

 

 

 

Ana Clara de Souza Paiva

Professora Mestre - Professora das Faculdades Integradas Claretianas, Rio Claro/SP. Doutoranda na Ciências da Motricidade – UNESP – Rio Claro;

 

Elba Cândido da Silva de Freitas

Licenciada em Educação Física –Faculdades Integradas Claretianas – Rio Claro.

 

Flávia Rodrigues de Oliveira

Licenciada em Educação Física –Faculdades Integradas Claretianas – Rio Claro.

 

Silvia Deutsch

Professora Livre-docente – UNESP – Rio Claro; Coordenadora do Laboratório de Comunicação Corporal, Expressão e Música – UNESP Rio Claro.

 

Efeitos de uma atividade de dança dentro da escola nos estados de ânimo de alunos

 

Effects of dance activity in the mood states in  students.  (the school)

 

Efectos de una actividad de danza en los estados de ánimo de alumnos.

 

 

RESUMO. A história da dança acompanha a da humanidade, sendo considerada como uma das mais antigas das artes. A abrangência de sua atuação está voltada para as várias dimensões do ser humano como a física, emocional, social e espiritual. Em função de sua riqueza de atuação ela pode estar incorporada como conteúdo nas aulas de educação física escolar. Uma das maneiras de verificar o impacto emocional de uma atividade motora, no caso a dança, é através do estudo dos estados de ânimo. Este trabalho delimitou-se ao campo de interferência psicológica da dança buscando verificar os efeitos de sua prática nos estados de ânimo de alunos do ensino fundamental.  Participaram do estudo 34 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental de uma cidade do interior de SP.  Foi utilizada a Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI, Volp, 2000), aplicada antes e após três situações: a situação 1 no inicio do processo de aprendizagem da coreografia, a situação 2 no último ensaio e a situação 3 no dia da apresentação. Para analisar as alterações dos estados de ânimo foi utilizada a prova binomial com os dados das três situações observadas, pré e pós cada situação experimental adotando grau de significância (p? 0,05). Após a análise dos dados, encontramos diferença significativa apenas no adjetivo “feliz” da situação 1 (p= 0.009, p= 0.002) e  2 (p=0.000, p=0.031). Na situação 3 nenhum adjetivo apresentou diferença significativa. Podemos concluir que: sentir-se mais feliz foi o que predominou nas duas primeiras situações onde o processo ensino-aprendizagem se evidenciou trazendo para os participantes uma situação de aula, controlada, porém diferente de seu dia-a-dia. Já no terceiro momento, apesar da situação ser também inovadora, o fato de ser uma apresentação pode ter contribuído para que a alegria não apresentasse um resultado significativo. O presente estudo conclui que houve alterações nos estados de ânimo dos alunos.

 

Palavras-chave: Dança, Estados de Ânimo, Educação Física Escolar.

 

 

ABSTRACT. The story follows the dance of mankind, considered as one of the oldest arts. The scope of its work is focused on the various dimensions of human being as the physical, emotional, social and spiritual. Due to its wealth of expertise it can be incorporated as content in school physical education classes. One way to check the emotional impact of a motor activity, where the dance is through the study of moods. This study was delimited to the field of psychological interference dance trying to verify the effects of practice on the mood of elementary school students. Participants were 34 elementary school students in the School District elementary schools in a city in São Paulo state. We used a list of Mood States and Reduced Illustrated (LEA-RI, Volp, 2000), applied before and after three situations: the situation at the beginning of a process of learning the choreography, the situation in the last 2 test and in situation 3 day of presentation. To analyze the changes of moods binomial test was used with the data of the three situations observed before and after each experimental situation by adopting a significance level (p ? 0.05). After analyzing the data, we found a significant difference only in the adjective "happy" situation 1 (p = 0.009, p = 0.002) and 2 (p = 0.000, p = 0.031). In situation 3 no adjective significant difference. We can conclude that: feeling happier was what prevailed in the first two situations where the teaching-learning process was evident for participants bringing a classroom situation, controlled, but different from day to day. In the third period, although the situation is also innovative, the fact that a presentation may have contributed to the joy did not present a significant result. This study concluded that there were changes in the moods of students.

Keywords: Dance, Mood States, Physical Education.

 



RESUMEN. La historia de la danza sigue a la de la humanidad, considerada como una de las artes más antiguas. El alcance de su trabajo se centra en las diversas dimensiones del ser humano como la espiritual, física, emocional y social. Debido a su riqueza en la actuación, este tipo de actividad puede ser incorporada como contenido en las clases de educación física escolar. Una de las maneras de comprobar el impacto emocional de una actividad motriz, en este caso la danza, es a través del estudio de los estados de ánimo. Este estudio ha sido delimitado al ámbito de la interferencia psicológica, con el objetivo de verificar los efectos de la práctica en el estado de ánimo de la enseñanza fundamental. Participaron del estudio 34 alumnos de la “Escola Municipal de Ensino Fundamental” de una ciudad hacia el interior de São Paulo. Se utilizó de la “Lista de los Estados de Ánimo Reducida e Ilustrada” (LEA-RI, Volp, 2000), siendo esta aplicada antes y después de tres situaciones: 1) al inicio de un proceso de aprendizaje de la coreografía, 2) al último día de ensayo y, 3) al día de la presentación. Para el análisis de los cambios de estados de ánimo fue utilizada la prueba binomial con los datos de las tres situaciones observadas antes y después de cada situación experimental, adoptando nivel de significación  de p ? 0,05. Tras analizar los datos, se encontró diferencia significativa solamente para el adjetivo "feliz" en la situación 1 (p = 0,009, p = 0,002) y 2 (p = 0,000, p = 0,031). En la situación 3, no hubo diferencia significativa para los adjetivos. Se puede concluir que: sentirse más feliz fue lo que prevaleció en las dos primeras situaciones, cuyo proceso de enseñanza-aprendizaje estuvo evidente para los participantes, aproximando los mismos a una situación de clase, controlada, pero a la vez diferente de su diario vivir. En el tercer momento, aunque la situación también sea innovadora, el hecho de ser una presentación puede haber contribuido para que la alegría no presentase un resultado significativo. Este estudio concluye que no hubo alteraciones en los estados de ánimo de los alumnos.

Palabras clave: danza, estados de ánimo, Educación Física.

Ana Clara de Souza Paiva

Professora Mestre - Faculdades Integradas Claretianas, Rio Claro/SP. Doutoranda na Ciências da Motricidade – UNESP – Rio Claro;

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701506U3

Elba Cândido da Silva de Freitas

Licenciada em Educação Física –Faculdades Integradas Claretianas – Rio Claro.

 

Flávia Rodrigues de Oliveira

Licenciada em Educação Física –Faculdades Integradas Claretianas – Rio Claro.

 

Silvia Deutsch

Professora Livre-docente – UNESP – Rio Claro; Coordenadora do Laboratório de Comunicação Corporal, Expressão e Música – UNESP Rio Claro.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785789Y1

Endereço:

Rua 21, 459 apt. 333

Jd. Rio Claro

Cep. 13.503-751 Rio Claro/SP

Tel. (19) 9319 96 67

acspaiva@rc.unesp.br

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

PAIVA, A. C. de S.; DA SILVA DE FREITAS, E. C.; RODRIGUES DE OLIVEIRA, F.; DEUTSCH, S. EFEITOS DE UMA ATIVIDADE DE DANÇA DENTRO DA ESCOLA NOS ESTADOS DE ÂNIMO DE ALUNOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.19220. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19220. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais