DAS GYMNASTICAS NOS QUARTÉIS AO ESPORTE COMPETITIVO: ANÁLISES SOBRE A INTRODUÇÃO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS ENTRE OS MILITARES ATÉ A FUNDAÇÃO DAS LIGAS ESPORTIVAS MILITARES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.18134Palavras-chave:
História do Esporte, Forças Armadas, Ligas EsportivasResumo
O esporte militar apresentou grande projeção em todo o mundo nas últimas décadas e suas estruturas organizacionais passaram a se equiparar às organizações esportivas de alta performance. No entanto, o processo de introdução das práticas esportivas no interior dos quartéis, assim como os principais objetivos e instrumentos utilizados ainda é uma temática pouco trabalhada nas pesquisas sobre História do Esporte no Brasil. Este artigo, utilizando os pressupostos da História Comparada e o método de análise crítica de documentos, visa analisar os períodos iniciais de contato dos militares brasileiros com o esporte enfocando o processo de transição da prática das gymnasticas à implantação do esporte competitivo, formalizado a partir da fundação das Ligas Esportivas Militares em 1915.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).