DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, DIANTE DO PARADIGMA DA INCLUSÃO

Autores

  • Régis Henrique dos Reis Silva Universidade Federal de Goiás / CEPAE - Goiânia
  • Sônia Bertoni Sousa UNIPAM/Educação Física-Patos de Minas/MG
  • Maria Helena Candelori Vidal UNIPAC/Educação Física-Uberlândia/MG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.1793

Palavras-chave:

educação física, educação especial, inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir, de forma sucinta, os dilemas e as perspectivas da Educação Física diante do paradigma da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isto, faz-se necessário abordar as seguintes temáticas: a) princípios que orientam a educação especial; b) fatos e correntes de pensamento que vêm orientando o desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil; c) políticas educacionais brasileiras relacionadas à educação especial/educação inclusiva, nos cenários da integração e da inclusão e o que têm demonstrado os dados estatísticos brasileiros quanto à inclusão dessas pessoas na rede de ensino público e/ou privado; e d) os dilemas e as perspectivas da educação física diante da inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais. Constatamos que, para que a educação física seja inclusiva, precisamos estar envolvidos numa prática sócio-político-pedagógica capaz de materializar-se em uma nova educação física escolar e em novos caminhos a serem percorridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Federal de Goiás / CEPAE - Goiânia

Professor de Educação Física do CEPAE/UFG e coordenador do NUPEFI/CEPAE/UFG.

Sônia Bertoni Sousa, UNIPAM/Educação Física-Patos de Minas/MG

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Uberlândia/MG-NADH/PMU, cedida ao NIAFS/FAEFI/UFU e professora da UNIPAM.

Maria Helena Candelori Vidal, UNIPAC/Educação Física-Uberlândia/MG

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Uberlândia/MG, cedida ao NIAFS/FAEFI/UFU e professora da UNIPAC.

Downloads

Publicado

2008-08-15

Como Citar

DOS REIS SILVA, R. H.; SOUSA, S. B.; VIDAL, M. H. C. DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, DIANTE DO PARADIGMA DA INCLUSÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 125–135, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i2.1793. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1793. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Seção Temática