EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS

Autores

  • Márcio Mário Vieira Estacio de Belo Horizonte GEDAM/UFMG
  • Herbert Ugrinowitsch GEDAM/UFMG
  • Rodolfo Novellino Benda GEDAM/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.17847

Palavras-chave:

Aprendizagem Motora, Feedback, Conhecimento de Resultados.

Resumo

O momento em que se fornece conhecimento de resultados (CR) envolve três intervalos de tempo, sendo um deles o pós-CR, intervalo entre a apresentação do CR e a próxima tentativa. Este estudo investigou a influência deste intervalo na aquisição de habilidades motoras. Utilizou-se um aparelho composto por seis recipientes em que se realizou transporte de bolas manipulando-se a sequência e tempo alvo. O estudo foi constituído de fase de aquisição e testes com três grupos: sem intervalo pós-CR e com intervalos de 5 e 10 segundos. O teste de Kruskal-Wallis não registrou diferenças significantes (p>0,05) entre grupos no teste. Concluiu-se que o intervalo pós-CR não influenciou a aprendizagem motora, o que pode ser explicado pela ausência do intervalo pré-CR, o que sugere certa relação entre esses intervalos no processo de aquisição de habilidades motoras.

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Biografia do Autor

Márcio Mário Vieira, Estacio de Belo Horizonte GEDAM/UFMG

Memb

GEDAM/ UFMG - Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora-Universidade Federal de Minas Gerais

**Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - FESBH

 

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

VIEIRA, M. M.; UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N. EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.17847. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17847. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais