PROPOSIÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PACIENTES COM TRANSTORNO ALIMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.17381Palavras-chave:
exercício, transtorno alimentar, saúdeResumo
Este artigo relata a proposição e implantação de um programa de exercícios físicos para as pacientes com transtorno alimentar do Ambulatório de Transtornos Alimentares do Hospital de Clínicas da Unicamp. O programa teve a duração de 4 meses. A freqüência foi de 2 dias na semana, duração da sessão de 35 a 50 minutos em intensidade leve. As paticipantes do estudo foram pacientes entre 13 e 26 anos. Do planejamento inicial, baseado em guias internacionais, criou-se um novo formato de intervenção, mantendo adequados os níveis de intensidade, duração e frequência, mas focando-se também no desenvolvimento da Imagem Corporal. A experiência permitiu conhecer melhor as necessidades das pacientes e nos forneceu dados para o planejamento de futuras intervenções.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).