MOTIVAÇÃO À PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS: UM ESTUDO COM PRATICANTES DE TAEKWONDO

Autores

  • Lisiane Borges Rocha Sampedro Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Moraes Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto Tierling Klering Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Pedrozo Saldanha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.17335

Palavras-chave:

Dimensões Motivacionais, Atividade Física, Taekwondo.

Resumo

O objetivo desse estudo é investigar, dentre as principais dimensões motivacionais (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer), o que mais motiva à prática regular do Taekwondo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-54 (BALBINOTTI; BARBOSA, 2006). A amostra foi composta por 50 praticantes de Taekwondo da faixa etária de 12 a 51 anos, de ambos os sexos. Entre os resultados observou-se que a dimensões motivacionais Saúde e Prazer estatisticamente indissociáveis (p<0,05) são as que mais motivam os praticantes de Taekwondo.

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Biografia do Autor

Lisiane Borges Rocha Sampedro, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Núcleo de Pesquisa em Pedagogia e Psicologia do Esporte - Esef(UFRGS)

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4426585H3

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Publicado

2014-03-10

Como Citar

BORGES ROCHA SAMPEDRO, L.; MORAES ROCHA, J.; TIERLING KLERING, R.; PEDROZO SALDANHA, R.; ALENCAR ABAIDE BALBINOTTI, M.; ADELAR ABAIDE BALBINOTTI, C. MOTIVAÇÃO À PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS: UM ESTUDO COM PRATICANTES DE TAEKWONDO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.17335. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17335. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais