O COTIDIANO DA CRIANÇA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESPAÇO E TEMPO DISPONÍVEL PARA ATIVIDADES LÚDICO-MOTORAS

Autores

  • Riller Silva Reverdito Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP; Faculdades Network-NWK; Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte-GEPESP/Unicamp
  • Silvana Vilela Capellari Costa Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Ester Jesus de Oliveira Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Ademar José Capellari Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Allan Costa Simões Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Marcela Caroline Martins da Mota Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Yara Vieira dos Anjos Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Magda Jaciara Andrade Barros Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP; Faculdades Network-NWK
  • Rute Estanislava Tolocka Faculdade de Ciências da Saúde-FACIS/UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16809

Palavras-chave:

Criança, Jogo, Pré-escola, Desenvolvimento Infantil.

Resumo

O objetivo desse estudo foi observar o cotidiano da criança na Instituição de Ensino Infantil e verificar o espaço e tempo disponível para engajar em jogos locomotores. Trata-se de um estudo do tipo observação in loco não participativa. A amostra foi composta por 18 Instituições de Ensino Infantil pertencentes a quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que atende crianças com idades entre 4 e 6 anos. O jogo é observado como uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança. Todavia, verificou-se que as Instituições de Ensino não têm atendido a criança em seu direito ao jogo. O problema em torno do jogo na escola perpassa diferentes dimensões, desse modo, exigindo outros estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Riller Silva Reverdito, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP; Faculdades Network-NWK; Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte-GEPESP/Unicamp

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Silvana Vilela Capellari Costa, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Ester Jesus de Oliveira, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Ademar José Capellari, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Allan Costa Simões, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Marcela Caroline Martins da Mota, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Yara Vieira dos Anjos, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Magda Jaciara Andrade Barros, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP; Faculdades Network-NWK

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Rute Estanislava Tolocka, Faculdade de Ciências da Saúde-FACIS/UNIMEP

Programa de Pós-graduação em Educação Física, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Movimento - NUPEM

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

REVERDITO, R. S.; CAPELLARI COSTA, S. V.; OLIVEIRA, E. J. de; CAPELLARI, A. J.; SIMÕES, A. C.; MOTA, M. C. M. da; ANJOS, Y. V. dos; BARROS, M. J. A.; TOLOCKA, R. E. O COTIDIANO DA CRIANÇA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESPAÇO E TEMPO DISPONÍVEL PARA ATIVIDADES LÚDICO-MOTORAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.16809. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16809. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais