A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE ALUNOS CRÍTICO-REFLEXIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.16556Palavras-chave:
Prática docente, Educação Física, Formação crítico-reflexiva.Resumo
O presente trabalho procura contribuir para o debate da prática e formação docente em Educação Física ao propor a problemática de pesquisa em torno da seguinte questão: O professor de Educação Física Escolar através de sua prática pedagógica busca formar alunos crítico-reflexivos? O objetivo desta investigação foi apresentar um cenário da prática pedagógica considerando três professores de Educação Física na perspectiva de formar alunos crítico-reflexivos. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa e para a coleta das informações utilizou-se entrevistas semi-estruturadas com três professores e doze alunos da disciplina de Educação Física das Séries Finais do Ensino Fundamental em três escolas de diferentes redes de ensino (municipal, estadual e particular) no município de Caçapava do Sul (RS). Pode-se notar que estes docentes não possuem um conhecimento definido do significado do ensino crítico-reflexivo, assim como desconhecem as formas de se trabalhar fundamentando-se nessa proposta de ensino.
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