A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE ALUNOS CRÍTICO-REFLEXIVOS

Autores

  • Franciele Roos da Silva Ilha Universidade Federal de Pelotas
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.16556

Palavras-chave:

Prática docente, Educação Física, Formação crítico-reflexiva.

Resumo

O presente trabalho procura contribuir para o debate da prática e formação docente em Educação Física ao propor a problemática de pesquisa em torno da seguinte questão: O professor de Educação Física Escolar através de sua prática pedagógica busca formar alunos crítico-reflexivos? O objetivo desta investigação foi apresentar um cenário da prática pedagógica considerando três professores de Educação Física na perspectiva de formar alunos crítico-reflexivos. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa e para a coleta das informações utilizou-se entrevistas semi-estruturadas com três professores e doze alunos da disciplina de Educação Física das Séries Finais do Ensino Fundamental em três escolas de diferentes redes de ensino (municipal, estadual e particular) no município de Caçapava do Sul (RS). Pode-se notar que estes docentes não possuem um conhecimento definido do significado do ensino crítico-reflexivo, assim como desconhecem as formas de se trabalhar fundamentando-se nessa proposta de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa em Educação Física (GEPEF/UFSM).

 

 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W9782231

 

 

 

 

 

 

 

 

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa em Educação Física (GEPEF/UFSM).

 

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação pela UFSM/UNICAMP (2001); Doutor em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física (GEPEF/UFSM).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4779485Z7&tipo=simples&idiomaExibicao=1

Downloads

Publicado

2013-03-28

Como Citar

ILHA, F. R. da S.; KRUG, H. N. A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE ALUNOS CRÍTICO-REFLEXIVOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.16556. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16556. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais