CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Flavia Dayana Noronha
  • Rubia-Mar Nunes Pinto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v7i2.16059

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa na qual procuramos dialogar com o conhecimento da capoeira no sentido de propor estratégias de intervenção para o seu trato nas aulas de Educação Física nos primeiros anos de escolarização. Procuramos trabalhar, de maneira articulada, os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, os quais foram sistematizados na forma de seqüenciador de aulas a partir de sete temáticas norteadoras: luta, localização geográfica, música, corpo, forma de organização social, fundamentos e capoeira e luta. Ao final, compreendemos algumas questões importantes no que se refere à metodologia empregada e ao entendimento do processo de desenvolvimento da criança. PALAVRAS-CHAVE: educação – educação física – capoeira – proposta pedagógica –trato com o conhecimento.

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Publicado

2006-11-15

Como Citar

NORONHA, F. D.; NUNES PINTO, R.-M. CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 123–138, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v7i2.16059. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16059. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais