HISTÓRIAS DE VIDA E DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Zenólia Campos Figueiredo UFES
  • Elaine Aparecida Lopes Morais UFES

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.15852

Palavras-chave:

Educação Superior. Formação em Educação Física. Desenvolvimento Curricular.

Resumo

Busca compreender de que maneira os professores de um curso de licenciatura em educação física constroem suas aprendizagens no currículo de formação. Trata de uma pesquisa com narrativas e histórias de vida dos professores. Utiliza a entrevista individual com temas geradores de reflexões: as origens e as experiências da vida dos professores; o ciclo de vida do professor; as decisões significativas tomadas na docência; as aprendizagens da docência no contexto das perspectivas curriculares de formação.  A amostra foi constituída por oito professores. Os resultados favoreceram interpretações em meio aos contextos de: a) ressignificação da docência; b) gerações familiares e processo de escolarização; c) experiências de formação; d) identidades construídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenólia Campos Figueiredo, UFES

Professora Adjunto do CEFD/UFES. Coordenadora do PRÁXIS - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Elaine Aparecida Lopes Morais, UFES

Aluna do Curso de Educação Física do CEFD/UFES. Bolsista PIBIC-CNPq (2009-2011). Membro do Práxis. 

Downloads

Publicado

2013-03-28

Como Citar

FIGUEIREDO, Z. C.; MORAIS, E. A. L. HISTÓRIAS DE VIDA E DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.15852. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15852. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais