ANÁLISE DE FALTAS COM BARREIRA EM JOGOS DE FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.15443Palavras-chave:
Futsal, Tática, Análise de Jogo, Gênero Feminino.Resumo
Este artigo objetiva analisar ações ofensivas de faltas com barreira em jogos de futsal feminino de alto rendimento. Foi levantada a efetividade de gols e a localização de faltas em distintas zonas da quadra ofensiva. Observou-se 89 (5,93±3,08) ações, retiradas de 15 jogos da Taça Brasil de Clubes. Encontrou-se a efetividade de 5,62%, a tendência defensiva de se evitar faltas centrais e próximas da meta, que a maior parte dos gols originou-se de faltas centrais, sendo, igualmente, maior a efetividade de tentos originados dessas situações do que a de faltas laterais e uma leve superioridade na efetividade de gols de faltas de meia-distância em comparação à de faltas próximas. Concluiu-se que é preciso aumentar a eficácia em faltas com barreira, sobretudo em zonas laterais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).