POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v2i0.147Resumo
No presente artigo tematizamos Currículo, Políticas Educacionais e Formação de Professores de Educação Física, ousando apreender as implicações e desafios colocados pela LDB-9394/96 e Diretrizes Curriculares diante das possibilidades de uma reconceptualização curricular na qual a organização do trabalho pedagógico no âmbito da integração ensino-pesquisa-extensão e universidade/sociedade se dê numa perspectiva de transformação social. Analisamos as questões correlatas ao currículo e às políticas educacionais, principalmente a partir da dimensão do mundo do trabalho. Assim, neste esforço reflexivo evidenciamos a teia político-ideológica, bem como as possibilidades de contradição no campo da formação humana, buscando apropriar-nos do trabalho e da prática social como princípios educativos, os quais nos permitem desenvolver e explicitar categorias importantes para a efetiva transformação da educação escolar, em especial dos currículos de formação de professores. PALAVRAS-CHAVE: Currículo, Políticas Educacionais, Formação de ProfessoresDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).