“UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO”: A INTEGRAÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NA REDE DE SUPORTE SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: DISCUSSÕES A PARTIR DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Heliana Castro Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Aline Dessupoio Chaves Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.12772

Palavras-chave:

vulnerabilidade social, Educação Física

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os conteúdos discutidos e observados durante um curso de capacitação direcionado para educadores físicos de um programa social, sobre a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os dados foram coletados a partir de diário de bordo e grupo focal e analisados utilizando análise temática de conteúdo. Conclui-se que temas relacionados à vulnerabilidade social devem ser levados em consideração no processo de reformulação das propostas de formação básica e continuada para profissionais em formação ou no exercício de sua prática, possibilitando a compreensão da função do educador e de programas sociais na integração entre a rede de suporte social e esse público.

Palavras-chave: Vulnerabilidade Social. Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heliana Castro Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; mestre em Educação Especial pelo PPGEE da UFSCar e pesquisadora do do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência- NEPVIAS.

Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência NEPVIAS.

Daniela Tavares Gontijo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; doutora em Ciências da Saúde UnB e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência (NEPVIAS).

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

ALVES, H. C.; CHAVES, A. D.; GONTIJO, D. T. “UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO”: A INTEGRAÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NA REDE DE SUPORTE SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: DISCUSSÕES A PARTIR DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.12772. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12772. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais