EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO ORAL DE GLUTAMINA NA PERFORMANCE DE NADADORES DE MEIO-FUNDO E FUNDO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.12648Palavras-chave:
EsporteResumo
O objetivo deste estudo foi observar a influência da suplementação oral de glutamina sobre a performance física de nadadores de meio-fundo e fundo. Foram selecionados 10 atletas do sexo masculino, idade entre 13 e 18 anos, especialistas em provas de natação de 400 e/ou 800 metros. Os nadadores foram divididos em dois grupos, grupo placebo com cinco nadadores, que ingeriram 5 g/dia de amido de milho, e grupo glutamina com cinco nadadores, que ingeriram 5g/dia de glutamina, durante 30 dias. Os testes ocorreram antes e depois da intervenção, que se constituíram em testes de 800 m e limiar anaeróbio, nado crawl. Para comparação dos resultados foi realizado o teste t para dados pareados. Não ocorreram diferenças significantes na tempo dos testes de 800 m e do limiar anaeróbio, nos dois grupos. Os resultados sugerem que a suplementação oral de glutamina realizada não influenciou na performance de nadadores de meio-fundo e fundo.
Palavras-chave: natação, glutamina, performance
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).