A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CORPO DE SEUS ALUNOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.117Resumo
O professor de Educação Física, principalmente o universitário que trabalha na formação dos demais professores de Educação Física, lida, em sua prática pedagógica, com os corpos de seus alunos, teórica ou praticamente. O objetivo deste trabalho é conhecer de que forma tais professores lidam/tratam os corpos de seus alunos. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi realizada, através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a quinze professores universitários de determinada universidade pública. Concluiu-se que a prática pedagógica dos professores entrevistados é, preponderantemente, voltada ao corpo-experimento e ao corpo-instrumento, o que denota ainda a grande influência da tradição biologizante e técnica da área. PALAVRAS-CHAVE: corpo – educação física – formação de professoresDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).