EDUCAÇÃO FÍSICA E TELEVISÃO: REFLEXÕES SOBRE SENSIBILIDADE, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.1112Palavras-chave:
Esporte, Educação Física, Tecnologia.Resumo
Este estudo parte do princípio de que o conhecimento da Educação Física é, eminentemente, vivencial e reconhece que a tecnologia da informação, especificamente a comunicação de massa, é capaz de transmitir informação para um grande público, modificando a vivência das práticas corporais tematizadas pela Educação Física. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar como o aparato tecnológico, em especial a televisão, interfere na apropriação do conhecimento na Educação Física, com base na reflexão sobre o esporte. Assim, utilizamos o olhar estético sobre o telespetáculo esportivo e a análise de conteúdo para trabalhar com discursos de profissionais. Além disso, apontamos para a revisão de alguns conceitos pertinentes à área, tais como corpo, sensibilidade e conhecimento. PALAVRAS-CHAVE: esporte – Educação Física – tecnologia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).