A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONCEPÇÃO DE PROFESSOR ENQUANTO INTELECTUAL - REFLEXIVO - TRANSFORMADOR

Autores

  • Anegleyce Teodoro Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v1i0.11

Resumo

A idéia central deste artigo é discutir a questão da formação de professores de Educação Física a partir de uma concepção de professor enquanto intelectual – reflexivo – transformador. Em primeiro lugar, tentarei discutir o atual modelo de formação docente em Educação Física e abordar a importância da prática como instrumento de análise e a reflexão do professor como alternativa ao paradigma dominante da raciona-idade técnica. Em segundo lugar, tratarei da necessidade de se construir uma nova concepção da prática docente que eleja a dimensão reflexiva como componente fundamental da atividade do professor. E, finalmente, abordarei a questão da função social do professor como intelectual transformador no interior da escola e da universidade. PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores – Educação Física – Educação

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Publicado

2006-11-15

Como Citar

RODRIGUES, A. T. A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONCEPÇÃO DE PROFESSOR ENQUANTO INTELECTUAL - REFLEXIVO - TRANSFORMADOR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 1, p. 48–58, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v1i0.11. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais