A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PERMEADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Autores

  • Paula Bianchi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marli Hatje Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.1097

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de professor, Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs)

Resumo

O objetivo central deste artigo é analisar a formação de professores de Educação Física permeada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. A partir da análise teórica sobre conceitos e características das TICs e formação de professores e do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física-Licenciatura do CEFD/UFSM e de entrevistas, verificou-se que as TICs estão reconfigurando as atuais formas de espaço e tempo. Assim, elas transformam as representações sociais, de trabalho e o modo como se concebem e constroem as qualificações. Essa realidade requer uma “nova” atitude do professor, pessoas mais qualificadas, infra-estrutura e metodologias problematizadoras. PALAVRAS-CHAVE: Educação Física – formação de professor – Tecnologia de Informação e Comunicação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Bianchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física - CEFD/UFSM. Especialização em Educação Física Escolar - CEFD/UFSM. Mestranda do Curso de Pós-graduação em Educação Física - UFSC.

Marli Hatje, Universidade Federal de Santa Catarina

Profª Drª Adjunta do CEFD/UFSM. Jornalista.

Downloads

Publicado

2007-09-13

Como Citar

BIANCHI, P.; HATJE, M. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PERMEADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 123–138, 2007. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.1097. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1097. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais