PEDAGOGIA DO ESPORTE E AUTONOMIA: UM ESTUDO EM PROJETO SOCIAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Autores

  • Gisele Viola
  • Roberto Paes UNICAMP
  • Larissa Galatti docente do IASP-UNASP e da UNINOVE
  • Sheila Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.10913

Palavras-chave:

Esporte, Projeto social, Autonomia.

Resumo

O estudo enfoca a perspectiva educacional do esporte em Projetos Sociais, em especial no trato com a autonomia. Para tal, analisa a conduta didática de professores do Programa Ensino Esporte e Juventude (PEEJ) no município de Taubaté-SP, a fim de confrontar a inclusão ou não do estímulo à autonomia no planejamento, com a descrição que os próprios professores fazem de sua prática em relação ao estímulo à autonomia no cotidiano das aulas. A estruturação metodológica do estudo inclui uma revisão bibliográfica inicial, seguida da análise de 50 Planos de Aula de 6 professores do PEEJ, que também responderam a um questionário semi-estruturado acerca do tema autonomia e sua aplicação ao longo das aulas esportivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Viola

Especialista em Pedagogia do Esporte pela UNICAMP

Roberto Paes, UNICAMP

Prof. Dr. na UNICAMP

Larissa Galatti, docente do IASP-UNASP e da UNINOVE

Profª Dr.ª

Downloads

Publicado

2011-12-26

Como Citar

VIOLA, G.; PAES, R.; GALATTI, L.; RIBEIRO, S. PEDAGOGIA DO ESPORTE E AUTONOMIA: UM ESTUDO EM PROJETO SOCIAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i3.10913. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10913. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais