JEAN FOURASTIÉ E A GRANDE ESPERANÇA NO PROGRESSO TÉCNICO, NA PRODUTIVIDADE E LAZER

Autores

  • Cathia Alves Uniararas
  • Alice da Silva Romualdo -----
  • Nelson Carvalho Marcellino Unimep

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.10319

Palavras-chave:

Fourastié, J., lazer, progresso técnico e produtividade.

Resumo

O estudo descreve as relações entre o progresso técnico, a produtividade e o lazer a partir das principais obras de Jean Fourastié. O texto apresenta as relações que acontecem entre os três elementos, a partir do progresso técnico baseado na produção e consumo, e descreve como ele e a produtividade influenciam o lazer, partindo de elementos gerados historicamente. Jean Fourastié defende o progresso técnico como principal esperança de vida para a população no futuro e assinala que vê no turismo uma das possibilidades de prazer no tempo de lazer.Conclui-se, ainda, que as relações estabelecidas pelo autor entre o progresso técnico, a produtividade e o lazer são complementares, quer esses elementos sejam considerados como pares ou de forma encadeada.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cathia Alves, Uniararas

Mestre em Educação Física, professora da rede pública de ensino na cidade de Sumaré-SP; docente do curso de Educação Física da Uniararas, Araras - SP; integrante do GPL (Grupo de Pesquisa em Lazer), Unimep, Piracicaba - SP.

Alice da Silva Romualdo, -----

Bacharel em Educação Física pela Unimep e integrante do GPL (Grupo de Pesquisa em Lazer), Unimep, Piracicaba - SP

Nelson Carvalho Marcellino, Unimep

Livre-docente em Educação Física - Estudos do Lazer; docente do curso de Educação Física da Unimep, Piracicaba - SP; pesquisador do CNPq; líder do GPL (Grupo de Pesquisa em Lazer), Unimep, Piracicaba - SP

Downloads

Publicado

2011-12-25

Como Citar

ALVES, C.; ROMUALDO, A. da S.; MARCELLINO, N. C. JEAN FOURASTIÉ E A GRANDE ESPERANÇA NO PROGRESSO TÉCNICO, NA PRODUTIVIDADE E LAZER. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i3.10319. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10319. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Ensaios