Desinformação como política

Uma análise dos conteúdos sobre o Coronavírus postados no perfil de Twitter do presidente Jair Bolsonaro entre janeiro e maio de 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v27.78987

Palavras-chave:

Twitter, Bolsonaro, Coronavírus, Desinformação

Resumo

A comunicação e seus sistemas são expressão dos processos sociais, políticos e econômicos das sociedades. Em face disto, o presente artigo analisa a ocorrência de desinformação no perfil de Twitter (X) do presidente Jair Bolsonaro com base em uma coleta feita de janeiro a maio de 2020, utilizando-se a Teoria-Ator-Rede como referência. Chegou-se à conclusão, após a análise de mais de 40 postagens que, além de informações não validadas através de fontes e de diversas opiniões, utiliza-se firehosing com o objetivo de mobilizar a opinião pública em torno dos valores compartilhados pelo presidente e seus seguidores, num fenômeno conhecido por câmaras de eco. Mesmo tendo-se passado quatro anos desde a coleta, deve-se considerar que o tensionamento político, que levou à epidemia de desinformação a partir da campanha presidencial de Donald Trump em 2018 permanece igualmente presente no Brasil e no contexto global (tanto que Trump é pré-candidato ao cargo em 2024).

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Biografia do Autor

Carolina Dantas de Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil, carolina.figueiredo@ufpe.br

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Sociologia pela mesma universidade. Professora do Departamento de Comunicação Social e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Autora do livro Admirável Comunicação Nova: Um estudo sobre a comunicação nas distopias literárias. Realiza pesquisas sobre comunicação, ambientes virtuais e inteligências artificiais.

Otávio Temóteo de Oliveira Neto, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil, oliveira.otavio@discente.ufma.br

Mestrando em Comunicação na Universidade Federal do Maranhão ,Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio ,Tv e Internet pela Universidade Federal de Pernambuco. Trabalha com Narrativas , Audiovisual e Artes na Comunicação.

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

DANTAS DE FIGUEIREDO, C.; TEMÓTEO DE OLIVEIRA NETO, O. Desinformação como política: Uma análise dos conteúdos sobre o Coronavírus postados no perfil de Twitter do presidente Jair Bolsonaro entre janeiro e maio de 2020. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 27, p. 39–65, 2024. DOI: 10.5216/ci.v27.78987. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/78987. Acesso em: 1 set. 2024.