Desinformação como política
Uma análise dos conteúdos sobre o Coronavírus postados no perfil de Twitter do presidente Jair Bolsonaro entre janeiro e maio de 2020
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v27.78987Palavras-chave:
Twitter, Bolsonaro, Coronavírus, DesinformaçãoResumo
A comunicação e seus sistemas são expressão dos processos sociais, políticos e econômicos das sociedades. Em face disto, o presente artigo analisa a ocorrência de desinformação no perfil de Twitter (X) do presidente Jair Bolsonaro com base em uma coleta feita de janeiro a maio de 2020, utilizando-se a Teoria-Ator-Rede como referência. Chegou-se à conclusão, após a análise de mais de 40 postagens que, além de informações não validadas através de fontes e de diversas opiniões, utiliza-se firehosing com o objetivo de mobilizar a opinião pública em torno dos valores compartilhados pelo presidente e seus seguidores, num fenômeno conhecido por câmaras de eco. Mesmo tendo-se passado quatro anos desde a coleta, deve-se considerar que o tensionamento político, que levou à epidemia de desinformação a partir da campanha presidencial de Donald Trump em 2018 permanece igualmente presente no Brasil e no contexto global (tanto que Trump é pré-candidato ao cargo em 2024).
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