O cinema russo-soviético
uma proposta de periodização
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v26.77181Palavras-chave:
Comunicação, Cinema, Sistemas econômicos, URSS, RússiaResumo
O presente artigo, oriundo do projeto de extensão “Filmoteca on-line russo-soviética” , propõe uma periodização da produção cinematográfica russo-soviética em três períodos distintos: Império Russo (1896-1917), na qual estão suas origens, passando pelo cinema produzido na União Soviética (1917-1991), até o cinema contemporâneo produzido na Federação Russa desde 1991. Para isso, ao longo do transcurso da análise, são abordadas as transformações ocorridas no campo do cinema russo desde as primeiras experiências ainda no século XIX até as últimas décadas. Metodologicamente, neste artigo foi adotada a categoria da pesquisa qualitativa. O procedimento foi o de estudo de caso com pesquisa bibliográfica e filmográfica. Em termos de fundamentação teórica que pôde possibilitar uma base para a construção do artigo, foram de fundamental importância as obras de Sergei Eisenstein (2002a, 2002b, 2014), Dziga Viértov (2022), François Albera (2002), Zoia Barash (2008) e Pudovquin, Paiva (1958). Desta forma, conclui-se que, a depender do contexto, os âmbitos das produções cinematográficas russas sofreram influências oriundas diretamente do sistema econômico (semifeudal, socialista ou capitalista), cada qual a seu tempo, então vigente no país.
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