A cobertura do movimento #Elenão na mídia mainstream e alternativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v26.74472Palavras-chave:
Comunicação Midiática, Mídia mainstream, Mídia alternativa, #ElenãoResumo
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a cobertura jornalística de alguns veículos da mídia tradicional e alternativa sobre o movimento #EleNão, uma manifestação liderada por mulheres contra a candidatura do então deputado federal Jair Bolsonaro à presidência da República do Brasil, 29 de setembro de 2018. A manifestação organizada nas redes sociais, sobretudo no facebook, na página Mulheres Unidas Contra Bolsonaro, ocorreu nas capitais brasileiras e em vários outros países, contando com a adesão de vários segmentos da sociedade. As fontes dessa pesquisa foram matérias de vários veículos jornalísticos - Correio (da Bahia), Estado do Maranhão, Diário de Pernambuco, Folha de S. Paulo, O Globo, Agora São Paulo, Brasil de Fato, Jornalistas Livres, Mídia Ninja e Diálogos do Sul. Foram organizadas numa base de dados no Excel, permitindo assim, uma análise quantitativa por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e qualitativa das variáveis a partir de uma abordagem da Análise Crítica do Discurso (VAN DIJK, 2000; 2017a; 2017b). As categorias de análise nos permitiram perceber os gêneros jornalísticos predominantes, os tipos de fontes utilizadas, o enfoque, a evolução da cobertura e outros aspectos importantes para entendermos o tipo de narrativa construída na divulgação desse movimento. Percebeu-se que o engajamento se deu em ambas as mídias (tradicionais e alternativas) através dos artigos e opinião, em contrapartida, as notícias, foram maioria entre os dados, mas pouco favoreciam a adesão ao movimento ou exposição do mesmo como um marco de resistência para o país.
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