“Índio de papel”
um estudo sobre representações no jornalismo do site laboratório A Catraia/Ufac
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.72722Palavras-chave:
Jornalismo, Representações, Povos indígenas, A CatraiaResumo
O site laboratório A Catraia é uma atividade de laboratório organizada por alunos que são supervisionados por professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC). O objetivo deste artigo é analisar as representações sobre povos indígenas em três matérias que foram publicadas neste site no período de 01 de junho de 2021 a 01 de fevereiro de 2022. A metodologia de pesquisa é a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. A partir dos estudos de Bessa Freire foram identificados cinco ideias equivocadas sobre os povos indígenas nos textos jornalísticos analisados: 1) o indígena é identificado sempre de forma genérica; 2) as culturas desses povos são sempre vistas como atrasadas e 3) como culturas congeladas; 4) os indígenas sempre são narrados como pertencentes ao passado; e 5) o brasileiro não é percebido como sendo indígena. Além desse autor, o artigo também discute estudos de Miquel Alsina, Stuart Hall, Kathryn Woodward, Maria Regina Celestino de Almeida, Gerson Albuquerque, entre outros. A partir dessa pesquisa foi possível concluir que os estudantes ainda cometem abordagens equivocadas, mas avançaram no que diz respeito ao debate sobre temáticas como direitos, educação e saúde; ao uso de fontes indígenas e a identificação de etnias em seus textos noticiosos.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Gerson. Amazonialismo. In: ALBUQUERQUE, Gerson; PACHECO, Agenor Sarraf. Uwa’kürü Dicionário Analítico. Rio Branco – Acre, Editora Nepan, 2016.
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. O lugar dos índios na história entre múltiplos usos do passado: reflexões sobre cultura histórica e cultura política. In: SOIHET, Raquel et al. (Orgs.) Mitos, projetos e práticas políticas: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
ALSINA, Miquel Rodrigo. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
ALVES, Gabriel; MENEZES, Renato. Acadêmicos de psicologia da Ufac desenvolvem cartilha sobre os impactos da pandemia em povos indígenas. In: A Catraia. 9 de julho de 2021. Disponível em: www.acatraia.ufac.br/?p=1216. Acesso em: 01 fev. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto. São Paulo: Edições 70, 2016.
BESSA, Ana; OLIVEIRA, Evander. Como as ‘notícias falsas’ afetaram a imunização dos povos indígenas. In: A Catraia. 24 de janeiro de 2022. Disponível em: www.acatraia.ufac.br/?p=2225. Acesso: 01 fev.2022.
BRAGA, Claudomilson Fernandes. Representações sociais, comunicação e identidade: o indígena na mídia imprensa. Revista Comunicação e Informação, v. 16, n. 2, p. 107-122, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/c&i.v16i2.27221.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf. Acesso em: 05 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Cultura. Carta de Pero Vaz de Caminha. 1500. Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em: 01 fev. 2022.
FREIRE, Bessa. Cinco ideias equivocadas sobre os índios. 2002. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B-mxG8pZGRDQOGI3YzA4ZDgtNzIwMC00NGZmLWI2ZGItMmExNDIzNmY2MGMy/edit?resourcekey=0-PtY3MBC6lPqrosv8qF13MQ. Acesso em: 01 fev. 2022.
GIOVANNA, Bruna; VERUS, Ila. Para além da aldeia: os indígenas na universidade. In: A Catraia. 7 de janeiro de 2022. Disponível em: www.acatraia.ufac.br/?p=1766. Acesso em: 01 fev. 2022.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016a.
HALL, Stuart. A produção social das notícias: o mugging nos media. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e ‘estórias’. Florianópolis: Insular, 2016b.
LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal Laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.
LUCIANO, Gersen dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
MENDES, Francielle Maria Modesto. Jornalismo e representações: um estudo sobre os povos indígenas no G1/Acre (2013 a 2018). Revista Moara, n. 54, p. 395-411, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i54.8122.
MIGNOLO, Walter. Novas reflexões sobre a ‘idéia da América Latina’: a direita, a esquerda e a opção descolonial. Caderno CRH, Salvador, v. 21, n. 53, p. 239-252, 2008.
MORAES, Dênis. Crítica da mídia e hegemonia cultural. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2016.
MUNDURUKU, Daniel. Usando a palavra certa pra doutor não reclamar. In: Os índios de ontem e os indígenas de hoje. Secretaria de Educação do Governo do Paraná, 2017.
PACHECO, Roni; ROSA, Rosane; SCHWAAB, Reges. Os indígenas em notícias dos jornais impressos da Amazônia Legal. In: Simpósio Internacional de Comunicação, 2, 2018, Santa Maria. Anais [...] Santa Maria: UFSM, DECOM, 2018.
SILVA, Wagner da Costa. Entrevista concedida a Francielle Maria Modesto Mendes. Rio Branco, 6 abr. 2022.
SPANNENBERG, Ana Cristina; BARROS, Cindhi; JERÔNIMO, Lucas. Construção colaborativa de um jornal-laboratório: relato de experiência do jornal Senso (in) comum. In: SOSTER, Demétrio; TONUS, Mirna (Orgs.). Jornalismo-laboratório: impressos. EDUNISC, 2013.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
