Divulgação do uso de polimetilmetacrilato (PMMA) no Youtube: educação em saúde ou incentivo a busca pelo corpo perfeito?

Autores

  • Emanuela Heiderick Gouvêa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, manugouvea95@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-9732-003X
  • Vitor Won-Held Rabelo Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, vitorwrabelo@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-5303-6814
  • Paula Alvarez Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, abreu_pa@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.71087

Palavras-chave:

Polimetil metacrilato, Cirurgia Plástica, Estética, Mídia audiovisual, Mídias Sociais

Resumo

As mídias têm reforçado o estereótipo de corpo perfeito na sociedade, que aprisiona mulheres na busca por um padrão idealizado de beleza, mesmo que para isso, seja necessário recorrer ao consumo de medicamentos ou cirurgias. Atualmente, tem-se noticiado o uso do preenchedor cutâneo, polimetilmetacrilato (PMMA), realizado, por vezes, por profissionais não habilitados, apesar dos riscos. Neste trabalho, foi feita uma análise do conteúdo dos vídeos sobre PMMA disponíveis no YouTube e sobre a presença de profissionais de saúde nestes. Foram observados mais vídeos que alertavam sobre os riscos do PMMA do que vídeos que incentivavam o seu uso em procedimentos estéticos. Apesar disso, os vídeos que incentivavam o uso indevido foram mais visualizados, e nestes foram encontradas informações equivocadas, contrárias as legislações vigentes e apelativas ao uso, o que pode colocar em risco a saúde dos usuários desta mídia.

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Biografia do Autor

Emanuela Heiderick Gouvêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, manugouvea95@hotmail.com

Mestra no Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociência (PPGProdBio) seguindo a linha de pesquisa na identificação de novos antifúngicos com potencial inibidor para a CYP51 (2019-2021). Graduanda em Medicina pela Universidade Redentor. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé - Professor Aluísio Teixeira e habilitada em Farmacotécnica Homeopática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé - Professor Aluísio Teixeira (2019). Além disso, participa de projeto de extensão na área de divulgação científica e combate a Fake News em saúde e mídias sociais.

Vitor Won-Held Rabelo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, vitorwrabelo@gmail.com

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira (2016). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências da UFRJ-Macaé (2018). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense, com experiência em Química Medicinal e Microbiologia. Além disso, atuou em projetos de desenvolvimento de novas ferramentas para ensino-aprendizagem de ciências e divulgação científica.

Paula Alvarez Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, abreu_pa@yahoo.com.br

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pelas disciplinas de Metodologia científica, Modelagem molecular, Micologia clínica e Docência no ensino superior. Mestre e doutora em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF (2006). Habilitação em análises clínicas (2007). Atualmente é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPG-PRODBIO) da UFRJ e colaboradora no programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde da UFRJ e no programa de Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) da UFF e líder do grupo de pesquisa do CNPq Grupo de estudos em Química medicinal, educação e divulgação científica (GEQMED). Bolsista de produtividade nível 2 do CNpq, Jovem cientista do nosso estado (2021) e filiada a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), possui projetos na área de Planejamento de fármacos e Modelagem Molecular para identificação de produtos naturais e sintéticos com atividade antimicrobiana. Além disso, tem projetos na área de produção de jogos, materiais didáticos e estratégias para ensino de Ciências numa perspectiva inclusiva e também estuda divulgação científica e de Fake News em saúde em mídias sociais.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

GOUVÊA, E.; RABELO, V.; ALVAREZ ABREU, P. Divulgação do uso de polimetilmetacrilato (PMMA) no Youtube: educação em saúde ou incentivo a busca pelo corpo perfeito?. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 834–854, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.71087. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/71087. Acesso em: 21 maio. 2024.