Imagens amazônicas
produção e circulação imagéticas jornalísticas no Instagram sobre o meio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.70724Palavras-chave:
Jornalismo ambiental, Qualidade, Imagem, Fotografia, InstagramResumo
O presente trabalho pretende refletir sobre a relação entre imagem e texto, que são postas em circulação no jornalismo digital, a partir da análise em cinco perfis noticiosos do Instagram, entre janeiro de 2018 e junho de 2020. A partir de métodos de pesquisa para a internet (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011) e também da pesquisa qualitativa com texto, imagem e som, bem como análise de conteúdo e análise do discurso (BAUER; GASKELL, 2008), foi traçada uma pesquisa sobre a conduta do jornalismo ambiental e científico que se tem produzido a partir de assuntos sobre a Amazônia e Meio Ambiente. Os resultados apontam para imagens fotográficas genéricas, muitas vezes sem identificação de origem e/ou autoria, utilizadas para ilustrar o tema ou causar impacto. Memes, montagens e ilustrações fazem parte desse universo imagético, amplamente utilizadas junto a um jornalismo Opinativo, que alia denúncia e posicionamento de oposição ao governo federal em exercício durante o período analisado, com maior ênfase sobre o de Jair Messias Bolsonaro.
Downloads
Referências
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRUNO, Fernanda. Rastros digitais sob a perspectiva da teoria ator-rede. Famecos: mídia, cultura e tecnologia. v. 19, n. 3, p. 681-704, 2012. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12893.
BUENO, W. C. Jornalismo Ambiental: explorando além do conceito. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 33-44, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v15i0.11897.
CAMANA, Ângela. Conflitos ambientais: uma pauta central para o jornalismo. In: GIRARDI, I. M. T.; MORAES, C. H.; LOOSE, E. B.; BELMONTE, R. V. Jornalismo Ambiental: Teoria e Prática, Porto Alegre: Editora Metamorfose, 2018. p. 125-134.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
GRANATO, Mariany Schievano; ANDRELO, Roseane; BRUMATTI, Vitor; ALMEIDA, Fernanda. As competências comunicacionais e os profissionais da comunicação: um estudo exploratório. Revista Comunicação e Informação, v. 22, p. 1-16, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/ci.v22i0.52935.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo – O que os jornalistas devem saber e o público deve exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2003.
LOIZOS, Zé. Análise de fotografias. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa em som, imagem e texto: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
MELO, José Marques de; ASSIS, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. In Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 39, n. 1, p. 39-56, 2016.
PECHÊUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 3. ed. Campinas: Pontes, 2002.
PENA, Felipe Pena. Teoria do jornalismo. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa em som, imagem e texto: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
GILL, Rosalind. Análise de discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa em som, imagem e texto: um manual prático. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo. Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Porto. 2002. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf . Acesso em: 02 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
