Circulação e afetação em telas
análise da edição “100 mil mortos por Covid-19” no Jornal Nacional
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.68699Palavras-chave:
Telejornalismo, Twitter, Jornal Nacional, Circulação, AfetaçãoResumo
O objetivo do presente trabalho é compreender as novas lógicas de circulação de informações que se estabelecem com as redes sociais e de que forma o telejornalismo consegue afetar sujeitos que antes eram receptores e agora atuam como produtores e reprodutores de conteúdo. Para esta observação, tomaremos como objeto o Jornal Nacional em dois momentos: na tela da TV e no Twitter, observando conteúdos transmitidos/publicados e de que forma o JN busca alcançar o público antes, durante e após sua veiculação. A metodologia será a Análise da Materialidade Audiovisual, que busca investigar o audiovisual como uma unidade. Tomaremos como recorte a edição de 8 de agosto de 2020, dia em que o Brasil chegou aos 100 mil mortos por Covid-19. Como resultados preliminares destacamos a dramaturgia do telejornalismo e a utilização de novas telas para a expansão de conteúdo e interação por parte do telejornalismo.
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