O discurso ambiental que dá certo:
a divulgação de releases pela assessoria de imprensa do MPF/RN e a sua reprodução fiel pelo jornalismo potiguar
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v24.66546Palavras-chave:
Comunicação Organizacional, Assessoria de Imprensa, Discurso Informativo, Ministério Público Federal, Meio AmbienteResumo
A assessoria de imprensa é parte importante das ferramentas de comunicação organizacional. A relação entre assessorias e redações jornalísticas impacta a configuração do discurso informativo e a notícia que chega ao público. Análise quantitativa da cobertura de portais e blogs sobre a atuação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte contra a ocupação de áreas de proteção ambiental por empresas salineiras mostra que quase metade dos conteúdos divulgados pelos veículos foram repetições literais de releases enviados pelo órgão. Ao apenas reproduzir textos, o suporte jornalístico se restringe a um papel passivo diante das informações recebidas e suscita questões éticas e de credibilidade na relação com o leitor. Para a assessoria de imprensa, no entanto, o índice de repetições significa o alcance do objetivo de repercutir o discurso institucional.
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