Contar com uma vontade de arte antes que nos assombre uma vontade de tecnologia
a propósito dos novos autômatos da era informacional-digital
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v23.66014Palavras-chave:
Arte, Tecnologia, Cinema, Audiovisual, Analógico digitalResumo
Analisar o debate-confronto em nossa era informacional-digital entre arte e tecnologia, imagens analógicas e imagens de síntese, com o cinema como foco de transformações operadas com o advento e passagem das máquinas sensoriais para as máquinas cerebrais, afirmando seu estatuto de “arte do pensamento” diante do novo automatismo eletrônico.
Downloads
Referências
ANTONIONI, Michelangelo. O fio perigoso das coisas e outras histórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
ASCOTT, Roy. Cultivando o hipercórtex. In: DOMINGUES, Diana (org). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora Unesp, 1997.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas/SP: Papirus, 1997.
BELLOUR, Raymond. A dupla hélice . In: PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras escolhidas, v. 1).
DELEUZE, Gilles. Conclusões. In: DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
FOUCAULT, Michel. O que é o iluminismo. In: ESCOBAR, Carlos Henrique. O dossier: últimas entrevistas. Rio de Janeiro: Taurus, 1984.
KRISTEVA, Julia et al. Elipse sobre o pavor e a sedução especular. In: PSICANÁLISE e cinema. Lisboa: Relógio d’Agua, 1984.
MATOS, Olgária. Pórticos e Passagens: Walter Benjamin – Contratempo e História. In: MACHADO, C. E. J.; VEDDA, Miguel; MACHADO, Rubens (org.). Walter Benjamin: experiência histórica e imagens dialéticas. São Paulo: Unesp, 2015.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal, o que sobrou do cinema? A querela dos dispositivos e o eterno retorno do fim. Galáxia, São Paulo, n.32, p.38-51. Dez. 2016. ISSN 1982-2553.
SCHULER, Evelyn; LEHMANN, Thomas H. Corpo e cinema pela boca aberta de Peter Greenaway. Revista Sexta-Feira: São Paulo, n. 4, 1999.
TEIXEIRA, F. E. Introdução: imagens que passam, poética das passagens entre imagens: cinema e poéticas de subjetivação. In: TEIXEIRA, F. E. Cinemas ‘não narrativos’: documentário e experimental – Passagens. São Paulo: Alameda, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.