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cenografias de desempenho em imagens plataformizadas
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v23.65212Palavras-chave:
Plataforma, Cenografia, Desempenho, InstagramResumo
Discute as condições de existência e as características do que denominamos de cenografias de desempenho. Essa categoria é discutida como possibilidade interpretativa que permite dar a conhecer nuances e variantes de subjetividades empreendedoras de si (LAVAL; DARDOT, 2013; HAN, 2019). A construção dessa categoria é presidida por um debate conceitual acerca da ideia de desempenho, situada aqui como indício de uma racionalidade neoliberal e também das sujeições da chamada sociedade de plataforma (VAN DIJCK, POELL, DE WALL, 2018). Convocamos, ainda, aportes que permitam dar conta da noção de cenografia, debate que se ancora sobretudo em perspectivas discursivas (MAINGUENEAU, 2008a; MAINGUENEAU, 2008b; BARONAS; COX, 2014) mas também na discussão da ideia de visualidade (MIRZOEFF, 2016). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória alicerçada em triangulação de fontes de dados (DUARTE, 2009; FÍGARO, 2014), cuja coleta se deu no aplicativo Instagram. Os resultados permitem inferir que as cenografias de desempenho buscam se validar pela naturalização do individualismo, pelo apelo aos corpos e rostos humanos, bem como pelo apagamento de conflitos e diferenças, em meio às circunscrições oriundas da natureza empresarial e mercantil das plataformas.
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