Jornalismo e redes sociais

novas práticas e reconfigurações

Autores

  • Ruthy Manuella de Brito Costa Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA), Picos, Piauí, Brasil, ruthycosta@pcs.uespi.br
  • Cristiane Portela de Carvalho Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, crisportela14@yahoo.com https://orcid.org/0000-0001-7330-5655

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v24.62507

Resumo

O desenvolvimento da Internet trouxe e continua trazendo significativas mudanças para o jornalismo e suas práticas.  Um dos maiores impactos é a perda de domínio da informação por parte dos veículos tradicionais de comunicação. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento sistematizado acerca das novas práticas e reconfigurações no campo jornalístico a partir da internet e por conseguinte com o surgimento das redes sociais virtuais. Para tanto, metodologicamente se sustenta em revisão de literatura, tendo como principais aportes teóricos Castells (2015, 2017), Recuero (2009) e Jenkins (2009). A leitura e sistematização das informações acerca dessa temática permitem perceber que o meio é influenciado pelo conteúdo que nele existe e pelas interações em torno desse conteúdo, assim, as redes sociais na internet não surgiram para suplantar o jornalismo, pelo contrário, elas surgem como novas ferramentas e novos espaços de interação social para o jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Portela de Carvalho , Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, crisportela14@yahoo.com

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Curso de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo – da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI). Membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação - NUJOC/UFPI. E-mail: crisportela14@yahoo.com.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

COSTA, R. M. de B.; CARVALHO , C. P. de . Jornalismo e redes sociais: novas práticas e reconfigurações. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/ci.v24.62507. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/62507. Acesso em: 23 maio. 2022.