Um olhar Nietzschiano à Dogville: as Desordens Morais da Personagem Grace no Discurso Fílmico
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v21i2.54016Palavras-chave:
Dogville. Moral. Análise do Discurso. Nietzsche. Cinema.Resumo
O presente artigo tem como objeto de pesquisa o filme Dogville, de 2003, e buscou responder à seguinte questão: como se dá a aproximação entre o discurso sobre a moral em Dogville e as considerações sobre a moral de Nietzsche, tendo em vista o comportamento da personagem Grace no discurso fílmico? Para respondê-la, os objetivos foram analisar a construção do discurso sobre a moral em Dogville, relacionando-o às considerações sobre a moral de Nietzsche; e identificar as desordens morais na tomada de posição da personagem Grace de acordo com os valores que manifesta no filme. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada a abordagem teórico-metodológica da análise do discurso de linha francesa, com os conceitos de interdiscurso, formação discursiva e posição-sujeito, que evidenciam, com eles, as desordens morais que constituem o comportamento da protagonista no filme. Dessa maneira, desliza-se um sentido moral da obra que revela um sujeito contemporâneo ambíguo e fragmentado.
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