Dialogismo, personagem e ressignificações:

leitura e recepção crítica de tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar

Autores

  • Marcelo de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Antonio Mousinho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v22i0.52984

Resumo

O presente artigo visa realizar uma análise fílmica de Tudo sobre minha mãe (1999), de Pedro Almodóvar, estando atento principalmente à representação e à construção das personagens no longa. À luz dos conceitos de dialogismo e polifonia (BAKHTIN, 2006; 2010; 2011; STAM, 1992), percebemos como o filme constrói pontes dialógicas com outros sujeitos discursivos, como o gênero melodramático, e de que forma a recepção crítica jornalística percebe e trabalha essa relação. Compreender as trocas tensionais de sentidos que daí se desprendem resulta em uma leitura mais democrática e enriquecedora da obra, das personagens de Almodóvar e do cinema, que se configura como um meio relevante de produção de significados – que são constantemente repensados, revalorizados e ressignificados neste jogo entre vozes distintas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa Sobre Ficção e Produção de Sentido.

Luiz Antonio Mousinho, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado IV do Departamento de Comunicação e da Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desenvolve pesquisa junto ao CNPq (PQ) sobre análise e recepção de ficção audiovisual. Coordena o Grupo de Pesquisa Sobre Ficção e Produção de Sentido.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

DE LIMA, M.; MOUSINHO, L. A. Dialogismo, personagem e ressignificações:: leitura e recepção crítica de tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/ci.v22i0.52984. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/52984. Acesso em: 2 jan. 2025.