As competências comunicacionais e os profissionais da comunicação

um estudo exploratório

Autores

  • Mariany Schievano Granato Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Roseane Andrelo Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista, Unesp.
  • Vitor Brumatti Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Fernanda Almeida Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v22i0.52935

Resumo

A vivência em uma sociedade informatizada com relações interpessoais desenvolvidas, cada vez mais, por meio das tecnologias de comunicação e informação são o cenário para o desenvolvimento deste artigo, cujo objetivo é compreender como profissionais e estudantes de comunicação lidam com questões contemporâneas relacionadas diretamente a competências comunicacionais. Para tanto, utilizou-se de dois caminhos metodológicos: pesquisa bibliográfica sobre tecnologias digitais de comunicação, nova ecologia dos meios e competências em comunicação, e aplicação de questionário com profissionais e estudantes de comunicação. Como resultado, verificou-se a presença de competências que envolvem o diálogo e o relacionamento interpessoal, que não necessariamente serão praticadas por meio das tecnologias digitais de comunicação.

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Biografia do Autor

Mariany Schievano Granato, Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorado em andamento em Mídia e Tecnologia; Mestre em Comunicação; Bacharel em Comunicação Social: Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Unesp. Brasil, São Paulo, Bauru. E-mail: marianygranato@gmail.com

Roseane Andrelo, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista, Unesp.

Doutora em Educação Escolar, mestre em Comunicação e graduada em Comunicação Social: Jornalismo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista, Unesp. Brasil, São Paulo, Bauru. E-mail: roseane.andrelo@faac.unesp.br

Vitor Brumatti, Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorado em andamento em Comunicação e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, Unesp. Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sagrado Coração, USC. Professor dos cursos de Comunicação da Universidade do Sagrado Coração, USC. Brasil, São Paulo, Bauru. E-mail: vitorbrumatti@gmail.com.

Fernanda Almeida, Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorado em andamento em Comunicação e Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista- Unesp/Bauru. Relações Públicas, Especialista em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing e Especialista em Planejamento Estratégico da Comunicação. Brasil, São Paulo, Bauru. E-mail: fernanda.almeida@adenda.com.br

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Publicado

2019-11-30

Como Citar

GRANATO, M. S.; ANDRELO, R.; BRUMATTI, V.; ALMEIDA, F. As competências comunicacionais e os profissionais da comunicação: um estudo exploratório. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/ci.v22i0.52935. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/52935. Acesso em: 22 dez. 2024.