Das apresentações públicas às redes sociais:

apontamentos sobre divulgação científica na mídia brasileira

Autores

  • Marina Muniz Mendes
  • João de Melo Maricato Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v23i.49959

Palavras-chave:

Comunicação. Comunicação Científica. Popularização Científica. Redes Sociais.

Resumo

Apresenta como temática central as mídias inseridas no contexto da divulgação científica. Elabora-se um painel atual, no cenário brasileiro, de programas televisivos, radiofônicos, editorias de jornais, revistas, seções de sites e possibilidade digitais emergentes na difusão de informações científicas. Objetiva-se discutir os tipos de mídias consolidados e emergentes que se ocupam da divulgação científica, realçando a mudança do paradigma informativo para o dialógico proporcionado pelas mídias on-line. Investigam-se veículos e produtos que apresentam ciência, tecnologia e inovação à população em geral. Problematiza as redes sociais na produção, emissão e socialização de informações científicas.

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Biografia do Autor

Marina Muniz Mendes

Mestra em Comunicação, pela Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing (UFG) e Artes Visuais (Senac Goiás). Graduada em Jornalismo (UFG).

João de Melo Maricato, Universidade de Brasília

Pós-doutor pela Universidade de Brasília. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de
São Paulo. Professor na Faculdade de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Informação, ambos da UnB.

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

MENDES, M. M.; MARICATO, J. de M. Das apresentações públicas às redes sociais: : apontamentos sobre divulgação científica na mídia brasileira. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23i.49959. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/49959. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos