Isso foi compartilhado com sucesso: questões de consumo midiático dos jovens paulistanos no Facebook.

Autores

  • M.Cristina Dias Alves Universidade de São Paulo
  • Eneus Trindade Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-8231-4027
  • Lívia Silva de Souza Universidade de São Paulo
  • Rosana Mauro Universidade de São Paulo
  • Cinira Baader Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v21i1.49914

Palavras-chave:

Jovens. Internet. Facebook. São Paulo. Consumo midiático.

Resumo

A Rede Brasil Conectado desenvolve estudos sobre as práticas dos jovens brasileiros na internet com a colaboração de equipes de pesquisadores de universidades de todo o país. A fase exploratória da pesquisa “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência”, da qual participamos, nos forneceu alguns dados que desencadearam reflexões sobre os sentidos emergentes da trajetória dos jovens paulistanos na rede social Facebook. Neste texto, especificamente, nos atemos aos dados dos perfis e aos supertemas recorrentes nos posts dos jovens observados para inferir sobre usos e consumos midiáticos nesta rede social e, inclusive, como o Facebook participa na manutenção ou na transformação das culturas na lógica das sociedades midiatizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

M.Cristina Dias Alves, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM ECA/USP, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP. Pesquisadora da equipe São Paulo da Rede Brasil Conectado. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, GESC3, CNPq.

Eneus Trindade, Universidade de São Paulo

Professor Livre Docente da ECA/USP do Curso de Publicidade e Propaganda e do PPGCOM/USP. Coordenador da equipe São Paulo da Rede Brasil Conectado. Více-líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, GESC, CNPq.

Lívia Silva de Souza, Universidade de São Paulo

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM ECA/USP. Pesquisadora da equipe São Paulo da Rede Brasil Conectado. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, GESC3, CNPq.

Rosana Mauro, Universidade de São Paulo

Doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação no PPGCOM ECA/USP. Pesquisadora da equipe São Paulo da Rede Brasil Conectado.

Cinira Baader, Universidade de São Paulo

Doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação no PPGCOM ECA/USP. Pesquisadora da equipe São Paulo da Rede Brasil Conectado. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, GESC3, CNPq. São Paulo, Brasil.

Referências

HEPP, A. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. In MATRIZes, v. 8, nº 1 (jan./jun. 2014). Disponível em: <http://bit.ly/2tmetKR >. Acesso jun. 2017.

JACKS, N. A.; TOALDO, M. (et all.). Brasil em números: dados para pesquisas de comunicação e cultura em contextos regionais. Florianópolis: Insular, 2014.

JENSEN, K. B. La semiótica social de la comunicación de masas. Barcelona: Bosch Editorial, 1997.

MARTÍN-BARBERO, J. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.

MARTÍN-BARBERO, J. Uma aventura epistemológica. In MATRIZes, v. 2, nº 2 (jan./jun.), 2009. Disponível em: < http://bit.ly/2tdynJC>. Acesso jun. 2017.

REDE BRASIL CONECTADO. Disponível em: <https://redebrasilconectado.wordpress.com/>. Acesso jun. 2017.

SILVESTRIN, C.; NOLL, G. (orgs.) Capitais Brasileiras. Dados Históricos, Demográficos, Culturais e Midiáticos. Curitiba: Appris, 2016.

TOALDO, M.; JACKS, N. Consumo midiático: uma especificidade do consumo cultural, uma antessala para os estudos de recepção. In COMPÓS, 2013. Disponível em: <http://bit.ly/2qNDAZ4 >. Acesso jun. 2017.

TRINDADE, E.; PEREZ, C. Consumo Midiático e consumo midiatizado. In LUVIZZOTO, C. K.; LOSNAK, C.J.; ROTHBERG, D. (orgs). Mídia e sociedade em transformação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

ALVES, M. D.; TRINDADE, E.; DE SOUZA, L. S.; MAURO, R.; BAADER, C. Isso foi compartilhado com sucesso: questões de consumo midiático dos jovens paulistanos no Facebook. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 21, n. 1, p. 109–125, 2018. DOI: 10.5216/ci.v21i1.49914. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/49914. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos