Isso foi compartilhado com sucesso: questões de consumo midiático dos jovens paulistanos no Facebook.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v21i1.49914Palavras-chave:
Jovens. Internet. Facebook. São Paulo. Consumo midiático.Resumo
A Rede Brasil Conectado desenvolve estudos sobre as práticas dos jovens brasileiros na internet com a colaboração de equipes de pesquisadores de universidades de todo o país. A fase exploratória da pesquisa “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência”, da qual participamos, nos forneceu alguns dados que desencadearam reflexões sobre os sentidos emergentes da trajetória dos jovens paulistanos na rede social Facebook. Neste texto, especificamente, nos atemos aos dados dos perfis e aos supertemas recorrentes nos posts dos jovens observados para inferir sobre usos e consumos midiáticos nesta rede social e, inclusive, como o Facebook participa na manutenção ou na transformação das culturas na lógica das sociedades midiatizadas.Downloads
Referências
HEPP, A. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. In MATRIZes, v. 8, nº 1 (jan./jun. 2014). Disponível em: <http://bit.ly/2tmetKR >. Acesso jun. 2017.
JACKS, N. A.; TOALDO, M. (et all.). Brasil em números: dados para pesquisas de comunicação e cultura em contextos regionais. Florianópolis: Insular, 2014.
JENSEN, K. B. La semiótica social de la comunicación de masas. Barcelona: Bosch Editorial, 1997.
MARTÍN-BARBERO, J. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.
MARTÍN-BARBERO, J. Uma aventura epistemológica. In MATRIZes, v. 2, nº 2 (jan./jun.), 2009. Disponível em: < http://bit.ly/2tdynJC>. Acesso jun. 2017.
REDE BRASIL CONECTADO. Disponível em: <https://redebrasilconectado.wordpress.com/>. Acesso jun. 2017.
SILVESTRIN, C.; NOLL, G. (orgs.) Capitais Brasileiras. Dados Históricos, Demográficos, Culturais e Midiáticos. Curitiba: Appris, 2016.
TOALDO, M.; JACKS, N. Consumo midiático: uma especificidade do consumo cultural, uma antessala para os estudos de recepção. In COMPÓS, 2013. Disponível em: <http://bit.ly/2qNDAZ4 >. Acesso jun. 2017.
TRINDADE, E.; PEREZ, C. Consumo Midiático e consumo midiatizado. In LUVIZZOTO, C. K.; LOSNAK, C.J.; ROTHBERG, D. (orgs). Mídia e sociedade em transformação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.