A Comunicação Inclusiva como princípio de conversa para a Educação Permanente no SUS: O Projeto “Caminhos do Cuidado” como Laboratório
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i3.49321Palavras-chave:
Comunicação Inclusiva, Educação Permanente, CuidadoResumo
Resumo
Este artigo apresenta a comunicação como um componente crítico capaz de contribuir para um processo de educação permanente em saúde. Começamos por descrever o projeto de formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem em saúde mental, álcool e outra drogas denominado “Caminhos do Cuidado” e a abordagem pedagógica e epistemológica abraçada. A proposta deste itinerário formativo redundou na participação de 284.868 alunos em todo o território , baseava-se no cotidiano do trabalho, das práticas e vivências de cada profissional de saúde no seu território. Esse itinerário foi laboratório para a experiência da comunicação inclusiva, dialógica e participativa, como mobilizadora dos atores envolvidos com a educação permanente. E, a entrevista semiestruturada foi o instrumento relacional encontrado, que permitiu estabelecer um vínculo com o sujeito e apropriar os sentidos dados em seus discursos como prática política e ideológica.
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